SELO BLOG FM (4)

Ministro diz que obras que levarão transposição ao RN deverão estar concluídas até dezembro

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS REPRESENTANTES DO RIO GRANDE DO NORTE

Se não houver nenhum obstáculo legal, as obras que levarão para o Rio Grande do Norte a transposição do São Francisco estarão finalizadas até o final de dezembro. Porém, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, não estimou uma data para a chegada efetiva das águas ano estado. Ele participou de audiência pública, nesta quarta-feira (5), na Comissão de Desenvolvimento Regional.

Hélder Barbalho informou que até o dia 25 de abril as águas da transposição do rio São Francisco deverão chegar ao Açude de Boqueirão, na Paraíba. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outras 18 cidades do Agreste paraibano. Respondendo a questionamento do senador Garibaldi Filho, o ministro estimou apenas a conclusão das obras físicas que levarão às águas do São Francisco para o RN.

“Para agilizar a chegada efetiva da água, vamos utilizar a mesma estratégia praticada no Eixo Leste, quando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) emprestou conjuntos de motobombas para reduzir o máximo possível o tempo entre a entrega das obras físicas e a chegada efetiva das águas”, afirmou Helder Barbalho.

O ministro da Integração Nacional lembrou que o atraso na entrega do Eixo Norte se deu em virtude de a Construtora Mendes Júnior ter desistido de dar prosseguimento às obras. Depois de manter entendimentos com o Tribunal de Contas da União, o Ministério resolveu realizar uma nova licitação para o trecho.

Por questões técnicas, as duas primeiras colocadas foram desclassificadas. Outras participantes recorreram da decisão. O TCU solicitou informações sobre o processo. Nesta quinta-feira (6), o Ministério decide se homologa ou não a habilitação da terceira colocada.

A audiência pública contou com a participação de vários representantes do Rio Grande do Norte. Além dos senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Fátima Bezerra (presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional), estiveram presentes, entre outros, os deputados federais Felipe Maia, Walter Alves e Zenaide Maia, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Gustavo Fernandes, o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira e a reitora da UFRN, Ângela Paiva.

Garibaldi recordou a atuação do Monsenhor Expedito Medeiros, durante sua intervenção na audiência pública. Ele homenageou o líder religioso por sua luta em favor da universalização da água para os mais pobres e pela defesa da transposição do São Francisco. A senadora Fátima Bezerra também externou sua admiração pelo Monsenhor.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui