Em visita ao Hospital de Campanha de Natal, na tarde dessa sexta-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, elogiou a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo município com a boa infraestrutura e a ampliação de leitos, fundamentais para conter o avanço de mortes pela Covid-19. A visita foi realizada ao lado do prefeito Álvaro Dias e do secretário de Saúde de Natal, George Antunes.
“Assumi o ministério há cerca de 180 dias e já andei o Brasil inteiro e encontrei excelentes exemplos e alternativas que foram criadas para atender sobretudo os pacientes graves. Aqui em Natal o hospital de campanha é um trabalho extraordinário e um modelo bem sucedido no País em assistência a esses pacientes. Isso se deve ao trabalho em conjunto entre prefeito Álvaro Dias, secretário George Antunes e todos os profissionais de saúde, a gente vê isso nos olhos”, disse Marcelo Queiroga.
O prefeito Álvaro Dias agradeceu a visita do ministro da Saúde e lembrou que o Hospital de Campanha salvou muitas vidas durante a crise da pandemia. “Foi a rede de urgência e emergência da capital que conseguiu conter o número de casos críticos. O Hospital de Campanha virou uma referência exclusiva para tratamento de pessoas acometidas pelo coronavírus e agora que estamos vencendo essa pandemia, o hospital segue em funcionamento”, destacou. Álvaro Dias disse ainda que o ministro se comprometeu em ajudar quando for necessário e também no apoio à construção do Hospital Municipal de Natal. “Agradecer a atenção do Ministério da Saúde contando com o apoio para levar avante os objetivos de construir do hospital municipal, que é um sonho e uma necessidade para o povo natalense”, disse.
O Hospital de Campanha, incorporado à rede municipal como modelo de gestão no enfrentamento à Covid, diante da diminuição de casos em Natal e da aceleração da vacinação, passou a atuar como local de estratégia para desafogar as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), recebendo pacientes de outras doenças para medicação e permanência. Atualmente o hospital atende cinco pacientes na UTI Covid. Na ala de enfermaria, são 30 pacientes clínicos com outras doenças.
O Secretário George Antunes destacou a visita como forma de Natal prestar contas. “O ministro Marcelo Queiroga está conhecendo a estrutura que nós montamos, especificamente o hospital de campanha, para ter uma noção de nossa rede de atenção e saber onde aplicou os recursos financeiros do Ministério da Saúde”, disse o secretário.