SELO BLOG FM (4)

Ministro da Infraestrutura promete soluções para o Porto de Natal; Codern nega suspensão de operação da CMA CGM

COMPANHIA INFORMOU QUE A CMA CGM É UMA EMPRESA PARCEIRA DO PORTO DE NATAL, TANTO QUE NÃO MEDIU ESFORÇOS EM APOIAR A INSTALAÇÃO DO SCANNER DE CONTÊINERES EM FUNCIONAMENTO. FOTO: DIVULGAÇÃO/CODERN

O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, participou nessa terça-feira (15), junto com o senador Jean Paul Prates, de reunião em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Na pauta, a apresentação de uma série de ações com o objetivo de otimizar os serviços desenvolvidos no Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

O coordenador da Bancada Federal, deputado Benes Leocádio também participou da reunião. A ação de maior urgência diz respeito aos operadores do Porto de Natal. A empresa CMA/CGM, empresa de grande renome internacional e responsável por transportar as frutas produzidas pelo estado para a Europa, tem ameaçado deixar de incluir Natal no seu plano de rotas devido algumas dificuldades operacionais no Porto.

“A resolução urgente dos problemas operacionais beneficiará a fruticultura potiguar, bem como exportadores ocasionais (cachaça, castanha, entre outros) e os trabalhadores do porto e do transporte, que hoje também são atingidos pelas ineficiências detectadas”, ressaltou Jean.

“O Governo da professora Fátima e a Secretaria de Agricultura entendem que o mais difícil os produtores e exportadores já fazem, eles plantam, cultivam, embalam e transportam até o porto. Não é justo eles perderem eficiência e competitividade pela falta de uma operação logística dentro de um porto. Essa é a preocupação que nós temos. Apoiamos os produtores e estamos dialogando com a Codern para viabilizar uma forma de não perder a rota do navio, que iria impactar muito negativamente para o RN”, enfatizou Saldanha.

O Ministro assumiu o compromisso de resolver a questão das deficiências nas operações do Porto. Nos próximos dias, a pasta fará uma reunião com os operadores, a Codern e as empresas. “Vamos resolver imediatamente essa questão junto com as empresas que exportam frutas. Não podemos deixar que o estado e o Brasil percam essa rota”, afirmou Tarcísio Freitas.

O senador Jean apresentou também um projeto para o Terminal Oceânico do Rio Grande do Norte – Complexo Portuário “Porto Potengi”. O projeto prevê a recuperação do mangue do estuário, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações – ZPE.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) esclarece que não existe suspensão de operação da CMA CGM no Porto de Natal. Devido à sazonalidade da safra, o navio não passará por Natal nestes próximos dias, mas, logo no início de janeiro, continuará normalmente com o navio semanal.

A CMA CGM é uma empresa parceira do Porto de Natal, tanto que não mediu esforços em apoiar a instalação do scanner de contêineres em funcionamento.

Companhia Docas do Rio Grande do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui