SELO BLOG FM (4)

Ministro da Fazenda diz que espera volta do crescimento em 2017

NELSON BARBOSA FEZ UM APELO PARA QUE O CONGRESSO NACIONAL APROVE A READEQUAÇÃO DA META FISCAL PROPOSTA PELO GOVERNO .(FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

NELSON BARBOSA FEZ UM APELO PARA QUE O CONGRESSO NACIONAL APROVE A READEQUAÇÃO DA META FISCAL PROPOSTA PELO GOVERNO .(FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse hoje (29), que o governo já tem dados que indicam o início de reequilíbrio das contas públicas e que espera a volta do crescimento em 2017, com manutenção nos anos seguintes. Para isso, espera a aprovação no Congresso Nacional de medidas enviadas pelo Executivo como as mudanças do ajuste fiscal. Barbosa participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal para explicar as medidas do governo para equilibrar as contas públicas.

Ele destacou o ajuste rápido que tem ocorrido no setor externo e disse que o Banco Central (BC) tem novas perspectivas para o déficit em conta corrente, um dos principais indicadores das contas externas. Na semana passada, na mesma comissão, o presidente do BC, Alexandre Tombini, já tinha informado que o déficit em conta corrente, um dos principais indicadores das transações do Brasil com outros países, deve recuar para US$ 30 bilhões, com a balança comercial atingindo saldo de US$ 30 bilhões. Outro fator destacado pelo ministro é a redução da inflação.

“Temos dados que mostram um início de reequilíbrio das contas brasileiras. No setor externo está ocorrendo um ajuste mais rápido do que o esperado. Há sinais de redução da inflação. Porém, ainda temos o desafio de estabilizar o nível da atividade econômica”, disse Nelson Barbosa.

Agência Brasil

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui