A ministra Damares Alves do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em entrevista exclusiva ao programa 12 em Ponto 98, da 98FM, destacou que nesse período de pandemia, o ministério deu uma atenção especial para a pessoa idosa. Como principais medidas, a ministra citou a abertura de canais para recebimento de denúncias sobre violação das pessoas idosas durante esse período. De acordo com Damares, violência patrimonial, fraude bancária e estelionato, foram registradas e o ministério fez um trabalho conjunto com Federação Brasileira de Bancos (Frebraban), Banco Central, todos os bancos do Brasil para evitar as fraudes bancárias contra idosos. Outra medida destacada foi o trabalho junto com aos cartórios e ao Conselho Nacional de Justiça para impedir a violência patrimonial. “Amigos, parentes, filhos, netos, transferindo os imóveis das pessoas idosas dizendo: já que você não pode sair de casa, uma procuração de amplos poderes”, disse.
O Rio Grande do Norte até o último balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) realizado em 2020, registrou o índice de 30,5 denúncias por 100 mil habitantes, relacionadas a casos de violações contra pessoas idosas. É o quarto estado com a maior quantidade desse tipo de registro no país. E na pandemia do novo coronavírus, o número é alarmante para todo o Brasil. O número das denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu 59%. Entre março e junho do ano passado, foram 25.533 denúncias. Um aumento de 9.494 em relação ao ano de 2019. Segundo os dados do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), outros estados com aumento mais expressivo de denúncias entre os dois anos (2019 e 2020) foram o Rio de Janeiro (+88%), o Pará (+83%), o Distrito Federal (+82%) e o Rio Grande do Norte (+81%).
A ministra Damares também destacou o aumento da violência física, psicológica e sexual. No final do ano de 2020, no dia 04 de dezembro, foi deflagrada junto com ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis, uma operação para combate crimes de violência contra idosos em todo país, chamada Vetus. A operação se encerrou com mais de 560 pessoas presas, agressores e estupradores e mais de 3.800 inquéritos policiais.
No começo deste ano, o estado do RN já teve um caso que chocou todo país de um idoso de 91 anos internado com Covid-19 no Hospital Municipal de Campanha na Via Costeira e foi estuprado por outro paciente, de 37 anos que também foi testado positivo para Covid-19, de acordo com a Polícia Militar. O caso foi registrado na noite do dia 6 de janeiro. O agressor, a vítima e testemunhas foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil com apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a ala de Covid-19 do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital, de acordo com agentes da Central de Flagrantes. Em seu instagram, a ministra Damares disse que acompanha o processo criminal deste caso.
98FM