SELO BLOG FM (4)

Ministério Público pede reparos na Unidade Básica de Saúde de Brasília Teimosa

Mesmo após reforma, UBS apresentou diversos problemas estruturais

Sinais de infiltração e de mofo na sala de curativos, luzes que não acendem na sala de testes rápidos, goteiras na farmácia, serviços odontológicos suspensos por falta de material, problemas com as descargas nos banheiros masculinos da sala de reunião e dos usuários. Estes foram os problemas constatados pela 2ª Promotoria de Justiça de Saúde em vistoria realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Brasília Teimosa, na zona Leste de Natal.

A UBS passou por reforma em novembro de 2016, mas mesmo assim apresentou falhas na estrutura, conforme detectado pelo promotor de Justiça em vistoria ocorrida no mês de maio deste ano. O quadro encontrado na unidade destoa das diretrizes estabelecidas pelo Pacto de Gestão da Saúde em 2006, que define os critérios mínimos para assegurar a infraestrutura necessária ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.

Como forma de garantir o pleno funcionamento da UBS, o Ministério Público recomenda à Secretaria Municipal de Saúde de Natal que, no prazo de 30 dias, promova reparos na iluminação das salas de imunização de testes rápidos; retire as goteiras na farmácia; elimine as infiltrações e sinais de mofo das salas de curativos, preceptoria e em um dos depósitos de material de limpeza; conserte as descargas dos banheiros; e abasteça a unidade com o material Dycal, para que seja retomado o serviço de odontologia.

Confira aqui a íntegra da recomendação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui