SELO BLOG FM (4)

Mineiro chama de “vira-latas” quem apoia tarifa de Trump contra o Brasil

FOTO: AGÊNCIA CÂMARA

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) criticou os parlamentares que apoiaram as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Em discurso no plenário da Câmara, nesta quarta-feira 10, ele classificou esses apoios como uma traição ao país e usou repetidamente a expressão “vira-latas” para se referir aos defensores da medida.

“Vira-latas, vira-latas, vira-latas! Precisamos defender a soberania nacional. Vocês acreditam que tem gente aqui no plenário que apoia os ataques de Trump contra o Brasil, contra a economia brasileira? Acredita nisso?”, questionou.

Segundo o deputado, há políticos brasileiros não apenas apoiando, mas participando da articulação internacional para proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após ter sido derrotado nas eleições gerais de 2022.

“Mais do que apoiar, participam dessa trama. É a síndrome do viralatismo. Precisamos defender a soberania nacional e denunciar os vira-latas que apoiam Trump neste país. É um absurdo o que nós estamos vendo, o ataque à nossa soberania e à nossa economia”, afirmou Mineiro.

Leia mais: Governo do RN diz que apoiará busca por “novos mercados” após tarifa de 50% anunciada por Trump

Ele acusou bolsonaristas de estarem dispostos a prejudicar a economia brasileira apenas para livrar Bolsonaro da Justiça. “Para tentar livrar a pele de Bolsonaro, bolsonaristas são capazes até de prejudicar a economia brasileira e defender o tarifaço de Trump sobre todos os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos. Vira-latas, vira-latas, vira-latas!”, repetiu.

Origem da expressão “vira-latas”

A expressão “síndrome do vira-lata” foi criada pelo escritor Nelson Rodrigues em 1958 e refere-se à sensação de inferioridade do brasileiro em relação ao resto do mundo. No contexto atual, Mineiro usou o termo para acusar adversários políticos de submissão aos interesses dos Estados Unidos.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

2 Comentários

Comente aqui