SELO BLOG FM (4)

Militância e marketing são chave para campanhas de candidatos em Natal, diz diretor da Consult

FOTO: PEDRO HENRIQUE BRANDÃO

O trabalho da militância e do marketing são os principais caminhos que podem fortalecer as candidaturas de Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil) na reta final de campanha para o segundo turno das eleições em Natal. É o que avalia o diretor do Instituto Consult, Paulo de Tarso, para quem ambas estratégias também podem evitar que os candidatos percam seus votos para o concorrente. A informação foi repassada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, nesta quinta-feira (17).

Na oportunidade, o diretor comentou a nova pesquisa eleitoral da TN/Consult para as eleições na capital potiguar e destacou o papel de apoiadores nas ruas na reta final da campanha. “Nós sabemos que a militância do PT é muito aguerrida e sabemos que a militância de Paulinho está maior em volume, em relação ao número de vereadores e deputados que o apoiam. Precisamos reconhecer que a militância de Natália nas maiores áreas, que são a Oeste e Norte, também é forte”, esclarece.

A nova pesquisa da Consult, realizada em parceria com a TRIBUNA DO NORTE e divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que caso as eleições fossem hoje o deputado Paulinho Freire teria 59,77% dos votos válidos contra 40,23% da candidata Natália Bonavides. Embora não seja possível divulgar dados detalhados sobre a migração de votos, Paulo de Tarso observa que ambos candidatos absorveram votos de Carlos Eduardo e Rafael Motta. No primeiro turno, esclarece, não foi possível prever a queda do ex-prefeito de Natal, uma vez que ele se manteve positivamente nas pesquisas por cerca de três semanas.

Aliado a isso, conforme aponta o diretor da Consult, mesmo com a pesquisa espontânea trazendo dados semelhantes ao 1º turno, a segunda fase do pleito contempla um novo cenário. Nas palavras dele, ‘a guerra vai ser muito grande’ entre os dois candidatos para virarem os votos.

Entre as principais estratégias que devem ser utilizadas por Paulinho Freire e Natália Bonavides está a busca de conversão dos eleitores contemplados pelos percentuais de rejeição. Segundo o levantamento da Consult, a candidata do PT obteve o maior percentual de rejeição dos eleitores entrevistados, com 57,1%. Já o candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias aparece com 39,9%.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui