O presidente Michel Temer decidiu nesta sexta-feira (09) demitir o Advogado-Geral da União Fábio Osório e nomear a secretaria geral de contencioso da AGU, Grace Maria Mendonça, para o cargo. Ela será a primeira mulher a ocupar um ministério no governo Temer. Nesta quinta-feira (08), Osório foi informado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de que havia sido demitido do cargo.
A nomeação foi cercada por polêmica. ábio Medina Osório, chefe da Advocacia-Geral da União, foi informado quinta-feira à noite por Eliseu Padilha (Casa Civil) de que estaria demitido do cargo. Há dias, o advogado vinha dizendo publicamente que está sendo fritado por Padilha. Além disso, o imbróglio jurídico na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) gerou desgaste para o ex-advogado-geral da União.
Há pouco mais de três meses, o então presidente interino Michel Temer já havia decidido retirar Osório do governo, mas voltou atrás. Osório volta a alegar que esta sendo demitido porque defende a Lava-Jato e combate as empreiteiras. Essa versão irritou profundamente o presidente Temer ao ponto de ele próprio ter delegado ao ministro chefe da casa civil Eliseu Padilha a missão de demitir o procurador.
Osório chefiava a AGU desde o começo do governo interino, em 12 de maio, e é o quarto ministro do governo do presidente Michel Temer a cair. Já haviam saído Romero Jucá, do Planejamento, em 23 de maio; Fabiano Silveira, da Transparência, Fiscalização e Controle, em 30 de maio; e Henrique Eduardo Alves, do Turismo, em 16 de junho.
Íntegra da nota:
O presidente convidou hoje, para ocupar o cargo de Advogada-Geral da União, a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, servidora de carreira daquele órgão. O presidente agradece os relevantes erviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo.
O Globo