É muito provável que você, que mora em Natal e em cidades vizinhas, tenha percebido que as madrugadas estão mais frias. Isso tem um motivo e quem explica é o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot.
De acordo com ele, as temperaturas estão mais amenas que o normal devido, curiosamente, à falta de chuvas em Natal e na área Leste do Rio Grande do Norte. “Parece incrível, mas a falta de chuva é que está ajudando na ocorrência dessas temperaturas mais baixas que o normal”, explicou.
O meteorologista esclareceu ainda, em entrevista à TV Tropical nesta terça-feira (06), que a incidência de ventos secos que vêm do Sul trazem as temperaturas mais baixas. “Nós estamos tendo, aqui em Natal, a ocorrência vento Sul, que chega mais seco e por isso traz essa temperatura mais baixa. A umidade seria responsável por aumentar a sensação térmica e o calor, retendo calor próximo da superfície”, disse.
Para a madrugada que passou, a previsão mínima foi de 22ºC, de acordo com o site Climatempo. Já para a madrugada de quarta-feira (07), a expectativa é que a temperatura chegue a 21ºC. “Essa redução predominou em junho e deve predominar nos próximos meses. A condição para julho e agosto é de chuva abaixo do normal aqui para o litoral”, finalizou.
Portal da Tropical