Mesmo com a frota dos transportes públicos reduzida em Natal, a rede estadual de educação, universidades e IFRN decidiram retomar aulas presenciais nesta segunda-feira (27), após terem sido suspensas em decorrência da onda de ataques criminosos registrada no Rio Grande do Norte.
Entretanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), nesta segunda-feira, os transportes públicos continuam circulando em caráter emergencial, das a partir das 05h15h até às 19h. Ao todo, 54 linhas de ônibus estão nas ruas, cobertas por 250 veículos das empresas que atuam na capital potiguar. Serão três linhas a mais do que as que estavam circulando nos últimos dias e 13 veículos a mais.
Só na rede estadual são mais de 200 mil alunos matriculados para o período letivo de 2023 em 615 unidades de ensino. De acordo com a assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer as escolas farão um calendário de reposição dos dias que as atividades tiverem paralisadas.
A UFRN informou à Tribuna do Norte, por meio de nota, que as atividades presenciais retornaram nesta segunda-feira. A Universidade segue, de acordo com nota, acompanhando a situação junto às autoridades competentes e caso ocorra uma mudança de cenário, a instituição soltará um novo comunicado a respeito das aulas.
Já a UERN comunicou que estão autorizadas as atividades remotas até 28 de março, em seus Campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros). Assim, fica suspenso o retorno às aulas presenciais que ocorreria hoje.
A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã deste sábado (25), tendo como base a limitação do transporte urbano e intermunicipal, que não está operando de forma integral. Participaram da reunião as coordenações do Fórum de Diretoras e Diretores, do Fórum de Chefes de Departamento, do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), além do Gabinete da Reitoria, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e da Pró-reitoria de Administração (Proad).
Também foi deliberada na reunião a convocação extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para a próxima terça-feira, dia 28 de março, a fim de avaliar o cenário atual acerca da conclusão do semestre letivo 2022.2.
As atividades presenciais na Uern foram retomadas de forma gradativa desde a quinta-feira, 23 de março, com os serviços essenciais: atendimentos administrativos, perícias da Junta Multiprofissional, algumas atividades de internato e das residências.
No IFRN as aulas presenciais do semestre letivo 2023.1 iniciaram nesta segunda-feira. No entanto, as atividades pedagógicas entre os servidores tiveram início na última segunda-feira (20), de forma on-line, e continuaram até a quarta-feira (23) passada. Na Reitoria, o expediente foi definidao de forma preferencialmente on-line até esta quarta (22), com nova decisão a ser emitida ainda na quarta-feira e informada aos servidores através de e-mail institucional.
Na tarde desta terça-feira (21), às 15h, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, se reuniu com reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e com representantes das secretaria de Educação, de Segurança Pública e da Federação dos Municípios também para a avaliação da situação. “O objetivo é ter um melhor parâmetro sobre o que o estado do Rio Grande do Norte está vivenciando, mas, também, nos unirmos para atravessar este momento e pensar estratégias a longo prazo para que esta situação não se repita”, explicou o reitor.]
Tribuna do Norte