
Não foi calote e sim por falta de tempo hábil para fazer uma licitação internacional que o governo do Rio Grande do Norte não pagou a quantia de US$ 200 mil para a operadora holandensa Corendon Airlines, responsável pelo voo fretado (charter) que aterrissa neste domingo em Natal, trazendo para a capital potiguar turistas holandenses. Os recursos seriam destinados para viabilizar o investimento em promoção e divulgação do voo na Europa, serviços que têm que obrigatoriamente ser feitos via licitação.
O pagamento da quantia destinada a divulgação havia sido prometido “de boca” pelo então secretário de Turismo Ruy Gaspar, durante o governo Robinson Faria.

No entanto, apesar da “promessa de boca”, feita ainda na gestão Robinson Faria, a tal licitação internacional, só será efetivada pelo governo Fátima Bezerra a partir do próximo ano.
Os recursos para o pagamento do compromisso assumido junto aos diretores da operadora Corendon Airlines estão disponíveis e são oriundos do programa “Governo Cidadão”.
No âmbito da Prefeitura do Natal, que também prometeu aos holandenses o pagamento de uma contrapartida de US$ 100 mil para promoção do voo, a quantia não foi paga também por falta da realização e conclusão de uma licitação internacional.
“No que diz respeito ao governo do Estado, o dinheiro está ‘escutando a conversa’. Vamos agora providenciar a licitação para fazer o pagamento já para a próxima temporada. O programa ‘Governo Cidadão’ não podia pagar a quantia sem que os requisitos legais estivessem cumpridos”, explica a secretária de Turismo do RN, Ana Costa.
De acordo com a secretaria, os diretores da Corendon Airlines entenderam perfeitamente o motivo pelo qual não houve o repasse dos recursos, e estão confiantes no sucesso do voo charter, que poderá até ter a sua temporada ampliada. Inicialmente, a expectativa é que cheguem a Natal dois voos procedente da Holanda por semana durante seis meses – até abril de 2020.
O voo que irá aterrissar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves neste domingo, dia 03, às 15h35 , deverá trazer a bordo 188 turistas.
Cada grupo de turistas passará uma semana no Rio Grane do Norte, sendo que o primeiro voo deixará os 188 passageiros na capital e voltará para a Holanda. No domingo seguinte o avião pousa novamente em Natal com outra leva de passageiros e retorna para a Holanda com os que ficaram na semana anterior.
