O Mercado do Peixe de Natal está pronto para receber maior demanda de clientes neste período da Semana Santa. Localizado no Canto Mangue, Rocas, e administrado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o Mercado tem 22 boxes, sendo 16 de venda exclusiva de peixes e outros frutos do mar, e oito ficam no andar superior, na praça de alimentação, comercializando os pratos prontos com os pescados. Inaugurado há dez anos, o local oferece estrutura adequada observando condições sanitárias e de segurança.
Com a chegada da Semana Santa, a Semsur investiu em melhorias que contemplaram a revitalização estrutural, que incluiu a revisão elétrica, hidráulica, hidrossanitária, pintura geral das paredes, portas, fachada, corrimões e recuperação da calçada. As câmaras frias do Mercado também vão receber manutenção e estarão em plenas condições para atender aos permissionários no acondicionamento do pescado.
A expectativa dos comerciantes do Mercado do Peixe é de que esta semana as vendas cresçam como ocorre a cada ano, chegando a ser comercializado em torno de dois mil quilos de pescado em cinco dias, por cada comerciante. As vendas já começaram a dar sinais de aumento, segundo o permissionário Lúcio Rodrigues, há 34 trabalhando neste segmento e desde o início do Mercado com um ponto de venda no local. “Só de ontem para hoje vendi cerca de 600 quilos”, afirmou, ressaltando que no domingo o horário de atendimento é até meio-dia e a segunda-feira, historicamente, é um dia considerado fraco pelos comerciantes.
De acordo com o administrador do Mercado do Peixe, João Gomes de Araújo Sobrinho, constantemente os permissionários e seus empregados passam por cursos oferecidos pela Semsur. São capacitações de manuseio, visando a garantia de bom acondicionamento do produto, além de serem repassadas dicas por especialistas como nutricionistas. “Já fiz vários cursos desde que vim para o Mercado”, afirma o permissionário Lúcio Rodrigues, destacando o lado positivo deste incentivo.
Outra vantagem da compra no local é que mesmo que o cliente tenha dúvida sobre qual tipo de peixe comprar para a receita que pretende fazer, os comerciantes dão dicas sobre os mais apropriados e seus tipos de corte: filé, posta ou inteiro, no caso de um peixe menor. As condições sanitárias são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária.
Serviço
Local: Mercado do Peixe – Canto do Mangue, Rusa Coronel Flamínio, Rocas.
Horário de funcionamento: 6h às 18h, de segunda a sábado e de 6h ao meio-dia, aos domingos.