SELO BLOG FM (4)

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Poder público, empresas e empresários vestem a camisa do Dia Mundial da Limpeza em Natal

Iniciada a contagem regressiva para o Dia Mundial da Limpeza, que acontece em Natal no domingo, dia 21 de setembro, é grande o engajamento da sociedade civil para garantir o sucesso da segunda edição do evento, que como meta coletar mais de 16 toneladas de resíduos em vários pontos da cidade, através da atuação de cerca de quatro mil voluntários.

O Dia Mundial da Limpeza terá início a partir das 9h00 e atuará nos seguintes pontos, até às 13 horas:

• Praia da Redinha (1): em frente ao letreiro.

• Praia da Redinha (2): próximo ao Mercado.

• Praia do Forte: embaixo da Ponte Newton.

• Praia do Meio (1): monumento da Bíblia, em Brasília Teimosa.

• Praia do Meio (2):em frente ao Pâmpano Clube.

• Praia de Miami: em frente ao relógio do sol.

• Praia de Ponta Negra (1): em frente ao hotel Manary.

• Praia de Ponta Negra (2): ao lado do estacionamento próximo ao Morro do Careca.

• Bairro do Alecrim – em frente a praça Gentil Ferreira; em frente a Iskisita; e na av. Presidente José Bento, 781.

• Cidade Alta (Centro) – na rua Cel. Cascudo, na lateral da loja Damyller.

• Nilo Peçanha – em frente ao hospital Huol.

• Praça de Todos – entroncamento das ruas Rodrigues Dias e Feliciano Dias, bairro da Praia do Meio.

• Via Costeira – no calçadão, em frente a rótula da entrada pra Mãe Luiza.

A edição 2019 conta com o apoio de empresas e instituições como a Prefeitura de Natal, Sebrae, Fecomércio, WT distribuidora, Fiern (Sindrecicla), Shopping Cidade Jardim, Sinduscon, Intertv Cabugi, Uni/RN, Recicla Nordeste, Dois A Engenharia, DNA Laboratórios, Viva Centro, Transporte Cidade de Natal, New Vision, Praiamar Hotel, Holliday Inn, Sicred, Seturn, O Boticário, Águas do RN, Natal Shopping, Band Natal, Fiber, Zam Áudio, Dueto Produções, Marca propaganda, Briza Promoções, Universidade Estácio, 96 FM e 98 FM.

O exemplo de Santa Cruz (RN)

Na semana que antecede as comemorações do Dia Mundial da Limpeza em Natal, no Brasil e no mundo, evento que será realizado no próximo dia 21 de setembro, vem da cidade de Santa Cruz (RN) a boa notícia em matéria de meio ambiente: graças a uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), a cidade ganhará um aterro controlado, além de um galpão de triagem para coleta seletiva, benefício que será implantado com recursos destinados pelo ex-senador José Agripino Maia (DEM).   

“Todo lixo orgânico produzido em Santa Cruz, que não for reciclável, será destinado para o aterro controlado localizado na comunidade de Umbuzeiro. Vamos também executar um plano de recuperação de área degradada, preservando o nosso meio ambiente”, comemora o prefeito Ivanildo Ferreira, o “Ivanildinho”.

Dica de vestimentas

Quem for participar como voluntário das ações do Dia Mundial da Limpeza, no próximo dia 21, é necessário observar as seguintes recomendações: ir com roupas leves, boné e de passar protetor solar; levar também a sua garrafa de água. Para mais informações acompanhe as redes sociais @diamundialdalimpezanatal @institutocidadelimpa.eo:

Vídeo: Intertv Cabugi garante apoio institucional

A Intertv Cabugi, em apoio institucional ao Dia Mundial da Limpeza, está veiculando ao longo de sua programação um vídeo sobre o evento que irá acontecer em Natal no próximo dia 21 de setembro. A peça publicitária mostra a importância da iniciativa e convoca ainda a população para se engajar na luta para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

A emissora global é parceira do evento desde a sua primeira edição em 2018, garantindo a cobertura jornalística da ação que acontecerá na capital potiguar.

Marista se engaja em projeto ambiental

O Colégio Marista de Natal se reuniu com o Instituto Cidade Limpa e aderiu ao projeto de tornar Natal a capital mais limpa do Brasil, se comprometendo ainda a colaborar com o projeto através do Dia Mundial da Limpeza, além de realizar na escola atividades voltadas para a conscientização dos alunos.

Na reunião, realizada nesta segunda-feira, 09, a coordenadora pedagógica da Primeira e Segunda séries do Ensino Médio do Marista, Maristela Freire, explicou  que a escola já dispõe de alguns projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade e que  pretende engajar ainda mais os alunos para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

“É muito importante que as crianças aprendam a cuidar do ambiente em que vivem desde cedo. Um pequeno gesto já é muito importante”, comemora a coordenadora do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo.

NAYARA AZEVEDO SE REÚNE COM GESTORA DO COLÉGIO MARISTA DE NATAL

O desastre das manchas pretas

É preciso apurar com rigor quem são os responsáveis pelo desastre ecológico verificado em praias potiguares, onde manchas pretas trazidas pela água do mar apareceram em vários pontos do litoral potiguar e em estados vizinhos. No final de semana passado, o material foi encontrado nas regiões da Via Costeira, em Natal; em Muriú, Extremoz; e também em Barra de Maxaranguape. Segunda-feira, dia 9, as manchas chegaram a praias da região de Pipa, em Tibau do Sul, segundo maior destino turístico do Estado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a mancha observada nos outros estados era piche.

As características do piche, de acordo com o MMA, indicam que o material tenha sido despejado há bastante tempo.

A Capitania dos Portos do RN não confirmou se a substância é realmente piche. A Marinha deslocou equipes de inspeção naval para a região dos relatos, coletou amostras da substância e as encaminhou para análise. Não há prazo para encerrar os estudos.

AS CARACTERÍSTICAS DO PICHE, DE ACORDO COM O MMA, INDICAM QUE O MATERIAL TENHA SIDO DESPEJADO HÁ BASTANTE TEMPO

Escolas de Natal vão contribuir para tornar a cidade a mais limpa do Brasil

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 6, com gestores do Instituto Cidade Limpa, a Secretaria de Educação do município conheceu detalhes do projeto voltado para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Ednice Santos, pretende reunir diretores das escolas municipais para sugerir ações a serem executadas pelos alunos. “É de fundamental importância que os alunos aprendam, desde crianças, a cuidar do meio ambiente”, disse.

Tem mais

O Instituto Cidade limpa irá apresentar em breve o projeto aos funcionários da secretaria, com o objetivo de estimular a realização de um programa de reciclagem dentro do órgão, e assim se tornar referência para outras secretarias do município.

Cuiabá e o descarte do vidro

Um exemplo a ser seguido: a empresa Central de Reciclagem, em Cuiabá, localizada no bairro Tijucal, iniciou o processo de recebimento do vidro e está encaminhando para indústria de reciclagem em São Paulo. A proprietária Mona Nídia Gadelha comentou que o problema era difícil de resolver, mas resolveram assumir para impedir que os resíduos sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente.

O vidro é um resíduo que se descartado na natureza ou em um lixão da cidade, ficará sem se decompor. No entanto, ao ser encaminhado de forma correta, pode ser reciclado infinitamente.

A Central de Reciclagem implantou o ECOPONTO na frente da empresa.

A CENTRAL DE RECICLAGEM IMPLANTOU O ECOPONTO NA FRENTE DA EMPRESA.

Greenpeace realiza bicicletada na Paulista

O Greenpeace, junto a outras organizações ativistas, realizará uma intervenção e uma bicicletada na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, dia 15, a partir das 10 horas, para chamar as pessoas para se conscientizarem sobre a importância do uso de alternativas menos poluentes ao transporte urbano.

Essa intervenção vai abrir as celebrações do Dia Mundial sem Carro e iniciar uma semana de reflexões sobre a importância do uso de energias renováveis e eficientes no transporte, que vai culminar com a Greve Global Pelo Clima, que acontecerá no dia 20 de setembro.

BICICLETADA ACONTECERÁ NA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO, NESTE DOMINGO, DIA 15

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui