SELO BLOG FM (4)

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade fala de educação socioambiental

No programa desta terça-feira, Nayara Azevedo fala do Instituto Cidade Limpa, uma empresa de impacto socioambiental, e dos seus projetos para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

Governo decide privatizar Parques Nacionais de Jericoacoara, Iguaçu e Lençóis

Um decreto do governo publicado nesta terça-feira, 03, no Diário Oficial da União qualifica três pontos turísticos brasileiros para fazerem parte do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), que estuda viabilidade de privatizações destes locais.

São o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, onde estão as cataratas do Iguaçu.

No decreto é informado que estas unidades estão qualificadas para o Programa Nacional de Desestatização (PND) “para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação”.

Um dos artigos do decreto ainda informa que “o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá ser contratado para elaborar os estudos necessários às concessões e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados.”

No decreto é informado que estas unidades estão qualificadas para o Programa Nacional de Desestatização (PND)

Desmatamento aumenta 212% no mês de outubro na Amazônia

Segundo o levantamento Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Imazon, o desmatamento da Amazônia aumentou 212%. Foram desmatados 583 Km² na Amazônia Legal em comparação aos 187 Km² de outubro de 2018.

O estado em pior situação é o Pará com 59% de área desmatada, seguido do Mato Grosso (14%), Rondônia (10%), Amazonas (8%), Acre (6%), Roraima (2%) e Amapá (1%).

O levantamento afirma que a maior parte desse desmatamento foi registrada em áreas privadas, o restante foi em assentamentos, unidades de conservação e terras indígenas.

Foram desmatados 583 Km² na Amazônia Legal em comparação aos 187 Km² de outubro de 2018

Pesquisadores desenvolvem ‘robô agrícola’ para aumentar produção no interior de SP

No interior de SP, pesquisadores da Embrapa e da USP, Universidade de São Paulo em São Carlos, desenvolveram uma tecnologia para mapear o solo e aumentar a produtividade nas plantações.

O robô de alumínio é um carrinho com um pouco mais de um metro de altura equipado com gps. Ele foi projetado para ser movimentado em qualquer direção, a suspensão dele permite que se locomova em qualquer tipo de terreno.

O robô emite um lazer invisível que quebra as moléculas do solo, as partículas formam uma espécie de nuvens de luz a uma temperatura de 100 mil ºC. Essa luz é analisada pela máquina, verificando os macro e micro nutrientes, contaminantes, textura do solo, o carbono e a acidez do solo.

O equipamento tem a mesma tecnologia do robô enviado pela NASA na missão especial em Marte, uma das vantagens é a rapidez na análise. Na forma tradicional uma amostra do solo é enviada ao laboratório e leva 15 dias para ficar pronta, enquanto o robô traz os resultados imediatamente, sem sair do campo.

Dessa forma, é possível aplicar o fertilizante de uma forma mais racional, onde a planta precisa, evitando que seja aplicado em excesso num determinado local, e essa informação do mapa fará com que o produtor aumente sua produtividade.

O equipamento tem a mesma tecnologia do robô enviado pela NASA na missão especial em Marte

OMS alerta sobre impacto das mudanças climáticas na saúde humana

Em meio a conferencia anual da ONU sobre o clima, em Madri, a Organização Mundial da Saúde declarou que o impacto das mudanças climáticas é cada vez mais prejudicial à saúde humana.

A OMS diz que cada vez mais pessoas sofrem com calor extremo, desastres climáticos e doenças transmitidas por mosquitos, como a malária.

A agencia da ONU fala ainda que a poluição do ar afeta principalmente os pulmões, o cérebro e os sistemas cardiovasculares, e estima que 7 milhões de pessoas morrem por ano de doenças relacionadas a esse problema.

Um relatório apresentado pela Organização Mundial de Meteorologia mostra que 2019 vai encerrar a década mais quente já registrada, e que esse ano deve ser o segundo ou o terceiro mais quente desde 1850, quando começaram as medições.

O aumento do calor se deve as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

A OMS diz que cada vez mais pessoas sofrem com calor extremo, desastres climáticos e doenças transmitidas por mosquitos, como a malária

Passagem de tufão deixa onze mortos nas Filipinas

Pelo menos 11 pessoas morreram nas Filipinas devido à passagem do tufão Kammuri. Outras 500 pessoas estão em centros de acolhimento, segundo um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.

Cinco vítimas mortais foram encontradas na região de Bicol (leste do país), outras cinco em Mimaropa (oeste) e uma na cidade de Ormoc (centro). Os dados são do Centro Nacional de Gestão de Desastres.

O tufão atingiu na noite de segunda-feira o sudeste de Luzon, a maior ilha do arquipélago, e na terça-feira, o sul da capital filipina.

Pelo menos 11 pessoas morreram nas Filipinas devido à passagem do tufão Kammuri

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui