Meia-maratonistas de todo Brasil estão prontos para correr a Meia Maratona do Sol, que movimentará a capital potiguar neste sábado, 21 de setembro, com largada pontualmente às 16h. A prova tão esperada pelos esportistas potiguares atrai também os intitulados de “maraturistas”, corredores que viajam pelo país participando de corridas, movimentando a economia local e colaborando para o incremento do turismo em um período em que a ocupação hoteleira está em baixa temporada.
Segurança, conforto, pontualidade, limpeza e infraestrutura de primeira qualidade são alguns dos diferenciais do evento. Para atender os 7 mil corredores de todo o país, o evento oferecerá todo o apoio médico-hospitalar com mais de 50 profissionais, 6 ambulâncias, 6 postos médicos e 6 motolâncias que estarão sempre de prontidão para atender as urgências e emergências.
Nesta edição, o percurso contará com 60 montadores, 280 staffs de balizamento, 60 pontos de hidratação com mais de 100 mil copos d’água, 8 mil isotônicos e 3 mil frutas. No apoio de trânsito, 56 veículos, 8 caminhões, 1.500 cones, 70 super cones, 1.200m de gradil, 80 cavaletes de trânsito e 23 faixas de trânsito garantem a organização do fluxo de veículos no entorno da prova.
A limpeza do percurso acontece durante a corrida até as 19h, quando o trajeto é liberado ao trânsito normal de veículos. Nesse momento, o trabalho de recolhimento de lixo é interrompido em virtude do próprio trânsito das vias, mas as equipes de limpeza da Meia do Sol caem em campo novamente a partir das 5h da manhã do domingo para entregar as vias completamente limpas e reordenadas.
Nos últimos anos, tem se tornado comum os corredores “pipocas” nas corridas de rua. Os “pipocas” são pessoas que não efetuam inscrição e acabam gerando uma demanda não prevista nos eventos, pois toda a estrutura e os serviços oferecidos foram planejados para a quantidade de inscritos e envolvidos no evento. Por esta razão, a organização da Meia Maratona do Sol reafirma seu compromisso perante os inscritos e cria medidas para minimizar esse tipo de prática.
Visando a segurança dos inscritos e preservação da qualidade do evento que, por esta razão é o maior evento esportivo do Rio Grande do Norte, a equipe organizadora criou algumas medidas, como a obrigatoriedade dos inscritos de portarem o número de peito colocado adequadamente nas camisas. Somente assim, os atletas terão acesso livre às áreas de largada, pontos de hidratação, chegada e os demais serviços da corrida.
Uma vez inscrito, o atleta está assegurado de todos os benefícios que a prova oferece, estes previstos no regulamento disponível no site, sendo um deles o seguro do atleta, fundamental para os corredores. Portanto, vale a pena reforçar as vantagens de ser um corredor inscrito e não parte da pipoca.
“Por outro lado, é preciso reforçar a torcida e incentivar o atleta. Por isso, as famílias são mais que bem-vindas, e a organização disponibiliza locais para que a torcida se organize para prestigiar os seus parentes e amigos, ou mesmo para a população em geral, que será sempre muito bem recebida na Meia do Sol”, convida Gabriel Negreiros, um dos organizadores.
A equipe do evento, que tem produção da HC Sports, empresa responsável por organizar os principais eventos esportivos do Estado, vibra com o sucesso da meia maratona, em termos de inscritos: já são mais de 7 mil pessoas com vaga garantida na Meia do Sol. “Esse número demonstra que os competidores estão atentos aos eventos esportivos que possuem distâncias maiores e apresentam uma excelente estrutura como a nossa”, afirma Nivaldo Pereira, também organizador da corrida.