Uma confusão foi registrada, na noite deste sábado (7), na ala do pronto-socorro pediátrico do Hospital Rio Grande, em Natal. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o médico Luiz Roberto Fonseca, que é diretor geral do hospital particular e ex-secretário de Saúde de Natal, troca agressões com o pai de um paciente.
Pelas imagens, é possível ver quando o médico “agarra” o pescoço do acompanhante da criança. Os dois, visivelmente alterados, são apartados por funcionários do hospital e demais pessoas que estavam no local. “Aqui no Rio Grande, o povo esperando dez horas para ser atendido. O pai de uma criança aqui se desesperou”, diz a pessoa que grava o vídeo.
Em nota, o Hospital Rio Grande se manifestou sobre o assunto, lamentou o ocorrido e alegou que o “acompanhante de um paciente encontrava-se visivelmente alterado, fora do seu comportamento normal, ameaçando funcionários e provocando riscos para si, para equipe de saúde e para os demais clientes que aguardavam por atendimento, entre elas várias crianças.”
Ainda na nota, o hospital ressaltou que a unidade tem enfrentado uma sobrecarga de atendimento em decorrência da epidemia de viroses respiratórias e de arboviroses, e que está atuando com sua capacidade máxima.
Leia a nota da íntegra:
O Hospital Rio Grande lamenta o ocorrido na noite deste sábado (7) no Pronto Socorro Pediatrico da unidade.
Esclarece que o acompanhante de um paciente encontrava-se visivelmente alterado, fora do seu comportamento normal, ameaçando funcionários e provocando riscos para si, para equipe de saúde e para os demais clientes que aguardavam por atendimento, entre elas várias crianças.
Diante do fato e do difícil diálogo, a direção precisou intervir para estabelecer a capacidade de atendimento do hospital que ficou paralisado temporariamente devido às reações agressivas apresentadas pelo acompanhante.
O médico ao ser chamado para avaliar a situação, chegou a ser agredido algumas vezes com empurrões e xingamentos, necessitando conter o acompanhante para acalma-lo.
A situação durou poucos minutos, sendo resolvida em seguida, com entendimento e pedido de desculpas de ambos os lados.
SOBRECARGA DE ATENDIMENTO
Os hospitais de todo o país estão enfrentando uma sobrecarrega de atendimento em decorrência da epidemia de viroses respiratórias e de arboviroses e infelizmente aqui no RN não é diferente!
O Hospital Rio Grande está trabalhando no MÁXIMO da sua capacidade física e profissional, com três médicos no plantão e todos os demais profissionais dando o seu melhor.
A unidade está completamente ocupada! E diante disso lamentamos pela não possibilidade de aumentar a nossa capacidade de atendimento pois chegamos ao patamar máximo possível!
Esperamos superar esse difícil momento em breve! 🙏🏻
Portal da Tropical