Os presidentes do MDB e do PSDB no Rio Grande do Norte anunciaram nesta segunda-feira (14) que a aliança política entre as duas legendas está mantida no Estado. A confirmação aconteceu em publicação conjunta no Instagram do vice-governador Walter Alves (MDB) e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB).
“Passadas as eleições no interior, queremos reafirmar que o MDB e o PSDB caminharão juntos e conversando sobre o futuro do nosso Estado. Os dois partidos elegeram 60 prefeitos nos 167 municípios potiguares. As duas siglas também fizeram juntas 50 vice-prefeitos e 568 vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte”, escreveram os dois na publicação.
Entre os 45 prefeitos do MDB, estão os de cidades polos como Nova Cruz, Apodi, Santa Cruz, Santo Antônio, Monte Alegre e São Paulo do Potengi. Já o PSDB elegeu prefeitos em cidades importantes como Caicó, João Câmara, Caraúbas, Parelhas, Guamaré e Jucurutu, entre outras.
Os dirigentes partidários têm redutos eleitorais em regiões diferentes do Estado. Ezequiel concentra forças no Seridó, Mato Grande e litoral Norte, além de parte do Agreste e Trairi. Já Walter Alves concentra a maior parte de suas bases políticas no Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar.
Walter Alves tem tido o nome especulado para ser candidato a governador em 2026, especialmente se assumir o cargo às vésperas da eleição, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) renuncie. Neste caso, seria candidato à reeleição. Já Ezequiel Ferreira tem tido o nome lembrado para ser candidato ao Senado. Em 2026, haverá duas vagas em disputa.
Portal 98 FM