A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação em Tempo Integral realiza nesta segunda-feira (06), às 8 horas, a formação mensal com todos os monitores e coordenadores do Programa Mais Educação, do município de Natal, com uma oficina interativa na perspectiva da Educação Integral. A formação acontecerá na Capitania das Artes, situada na Avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta – Natal/RN.
O terceiro encontro de formação com coordenadores e monitores terá como tema “De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” e será conduzida pelo Prof. Dr. Maurício Camargo Panella.
A oficina tem como objetivo a forma de alinhar entendimento, práticas e conceitos para que se possa oportunizar, por meio do Programa Mais Educação, uma educação integral do sujeito para os alunos e todos os envolvidos.
“De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” é um trabalho que consiste em um projeto artístico pedagógico que desenvolve e aplica métodos de mapeamento territorial e de diagnóstico psico-sócio-cultural-ambiental com o fim de instaurar processos de reflexão crítica e de criação artística coletiva junto a distintos grupos sociais. Utilizando-se de mapa gigante interativo, que visa proporcionar instalações que possibilitem enxergar de forma sensível os problemas socioambientais por meio de lentes macroscópicas e realizando mapeamentos dos territórios físicos e subjetivos dos sujeitos envolvidos nas atividades.
O trabalho “De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” estará exposto e aberto à visitação do público na Capitania das Artes durante todo o mês de Junho.
Maurício Camargo Panella
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com bacharelado em antropologia e sociologia. Em processo de doutoramento na Facultad de Bellas Artes da Universidade de Granada-Espanha. Coordenador de Projetos de Arte e Educação patrimonial e de popularização da ciência – intersecção entre arte, ciência e tecnologia como campo de conhecimento e ação. Tem produção científica e artística no Rio Grande do Norte, Brasília e Rio de Janeiro – Brasil, Veracruz e Oaxaca – México, Granada – Espanha.