A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh) foi reconhecida como a quinta instituição mais elogiada do Poder Executivo Federal em 2024, de acordo com o “Painel Resolveu?” da Controladoria Geral da União (CGU). Este painel reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv.
Em 2024, a Ouvidoria da MEJC recebeu um total de 1.483 manifestações, das quais 742 foram elogios, correspondendo a 52,1% do total. A maior parte dos elogios foram realizados por pacientes (44,4%) e acompanhantes (12,52%). A satisfação média dos respondentes atingiu a faixa de 81,94%.
“A MEJC tem construído, ao longo dos últimos 6 anos, uma forte cultura de incentivo aos elogios, evidenciando o importante papel social da instituição como referência na assistência às mulheres no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil”, destaca Caroline Araujo Lemos Ferreira, chefe da Ouvidoria da Maternidade.
“O resultado de 2024 demonstra o resultado do esforço conjunto de todas as áreas do hospital com o compromisso de promover uma assistência de excelência para as mulheres e incentiva a instituição a buscar estratégias para permanecer sendo reconhecida como um serviço mais humano e de qualidade”, completa Caroline que informa que a Ouvidoria recepciona as manifestações por meio de múltiplos canais de comunicação, como via Fala.Br, caixas de manifestação, presencialmente, entre outros.
“Esses elogios refletem o reconhecimento e a gratidão pelo atendimento e acolhimento oferecidos pelas equipes e profissionais da instituição”, avalia Caroline Araújo, que menciona as homenagens realizadas pela MEJC no Dia do Servidor Público em 2024 aos colaboradores mais bem avaliados pela Ouvidoria. “Foram homenageados profissionais das diversas áreas: gestores, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, vigilantes, higienistas e copeiras pela dedicação e compromisso diários com a excelência no atendimento e na assistência à saúde”, conclui
Sobre a Ebserh
A MEJC-UFRN faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.