O marqueteiro Alan Oliveira foi um dos palestrantes do Compol Brasil, considerado o maior evento de comunicação e marketing político eleitoral do país, nesta quarta-feira (26), em Florianópolis-SC. Com tema “Comunicação mais humana em 360º e a nova onda com estratégia”, o profissional natalense, com mais de 30 campanhas vitoriosas, destacou a importância de um bom planejamento na campanha e a antecipação aos fatos.
Um dos casos mais emblemáticos de planejamento foi idealizado pelo surfista de Baía Formosa, Ítalo Ferreira, que em outubro de 2023 participou de foto premiada sobre eclipse solar com o fotógrafo Marcelo Maragni, correspondente da National Geographic, em uma megaprodução na cidade de Monte das Gameleiras, no interior do Rio Grande do Norte.
Alan Oliveira falou sobre pré-campanhas que têm assessorado no RN e mostrou vídeos produzidos pela Persona Marketing, agência de comunicação política com sede em Natal que está à frente. “Utilizamos as táticas de storytelling e essas histórias fazem toda diferença na reputação, na construção de uma campanha vitoriosa. A comunicação é feita para pessoas e sem humanização não existe pré-campanha e, consequentemente, a campanha. A fase da pré-campanha é fatal para vencer a eleição”, contou Alan durante sua fala no congresso em Floripa.
Como potiguar, Alan lembrou o exemplo de comunicação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, de como venceu a campanha em 2020 e como utiliza a comunicação de forma precisa, humana. Trouxe exemplos dos prefeitos João Campos (Recife-PE), Topázio Neto (Florianópolis-SC) e Rodrigo Manga (Socoroba-SP) e seus roteiros matadores. Também comentou sobre a polarização Lula x Bolsonaro e como são feitas as escolhas dos adversários apontados em pesquisas qualitativas. Um dos exemplos foi a disputa do alvo entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal, pré-candidatos a prefeito em São Paulo.
Dedicou sua palestra a equipe da Persona Marketing que tem gerenciado as pré-campanhas de forma diferenciada, falou sobre a indústria das pesquisas que tem norteado muitas cidades e citou a frase do professor, marqueteiro potiguar Gaudêncio Torquato, de São Miguel-RN, residente em São Paulo, que destaca a importância do diagnóstico: “Comunicação e marketing sem pesquisa é chute. Nenhum administrador, por mais competente e intuitivo que seja, terá sucesso em um programa de governo sem auscultar a comunidade”, finalizou com frase de Torquato.