SELO BLOG FM (4)

Marinha do Brasil e Iate Clube do Natal realizam neste domingo regata em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo

Com a presença de autoridades militares e civil, será realizado neste domingo, a tradicional Regata Batalha Naval do Riachuelo, evento esportivo que faz parte do calendário anual de regatas do Iate Clube do Natal, em comemoração a uma importante data para a Marinha do Brasil, a Batalha Naval do Riachuelo, um dos maiores triunfos da história militar do País.

A cerimônia de abertura da competição náutica terá início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Rio Grande do Norte e do Iate Clube do Natal, acompanhado da execução do Hino Nacional. Durante o evento a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal irá se apresentar.

Na ocasião, o Comodoro do Iate Clube , advogado Kaleb Freire, servirá uma feijoada aos convidados da Marinha do Brasil e aos competidores.

Este ano, a regata “A Vela” terá a participação de aproximada 30 atletas, em embarcações das classes Laser, Dingue, Day Sailer/Flash, Oceano e Snipe e as crianças na Classe Optimist.

Após a competição, haverá a premiação dos vencedores, com entrega de medalhas pelo Comandante do 3º Distrito Naval e demais autoridades presentes.

BATALHA DO RIACHUELO

O conflito, ocorrido entre os anos de 1864 e 1870, foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias.

Brasileiros, sob comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, enriqueceram de brio e orgulho a história de nosso País, superando dificuldades e arriscando a própria vida.

Era 11 de junho de 1865, durante a guerra do Paraguai. O dia sereno, iluminado por um sol brilhante com um céu sem nuvens. Nossos marinheiros se preparavam para o ato religioso que culminaria com uma missa a bordo da fragata Amazonas, no rio Riachuelo. Mas, a tranquilidade foi rompida pelo aviso de “Inimigo à vista”. De imediato, foi tocado postos de combate para todos guarnecerem suas posições de batalha. Às oito horas e trinta minutos, por detrás de um vasto arvoredo, começaram a surgir os vapores inimigos.

Travou-se, então, o combate decisivo que ficaria conhecido como a Batalha Naval do Riachuelo, no qual os Brasileiros combateram e venceram os seus inimigos, incentivados por nova ordem do Almirante Barroso: “Sustentar o fogo que a vitória é nossa” e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Esta é uma homenagem ao Almirante Barroso – Herói da Pátria, bem como àqueles que perderam suas vidas na defesa de nosso território.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui