A adesão de 19 municípios ao programa Frente nas Cidades, lançado na última sexta-feira (9), foi o destaque do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB) na manhã desta terça-feira (13). A parlamentar agradeceu a participação dos vereadores, autoridades e instituições ligados à rede de proteção das crianças e dos adolescentes no Rio Grande do Norte. A Frente das Cidades é um instrumento para fortalecimento das políticas preventivas e sociais no Estado e foi lançada durante reunião ampliada da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.
“Tivemos cerca de 40 vereadores presentes de 20 câmaras municipais espalhadas pelo RN. A nossa missão é estimular e contribuir na instalação das frentes em todos os municípios do Estado e colocar na pauta do legislativo municipal as políticas dirigidas às crianças e adolescentes”, disse Márcia Maia.
A deputada destacou que 34% da população norte-riograndense é formada por crianças e adolescentes, num total de 1,1 milhão de pessoas. “Nada mais justo que políticas públicas eficientes para esse público. Portanto a instalação das frentes é extremamente importante”, frisou.
Márcia Maia enfatizou que uma parcela significativa dos mais de mil homicídios registrados nos primeiros meses desse ano no Rio Grande do Norte, é formada por adolescentes e jovens. “Eles estão morrendo e são muitos. Como não têm uma infância saudável, vão por um caminho muitas vezes sem volta. Temos que ter políticas de prevenção”, disse.
Por fim, a parlamentar informou que deixou à disposição dos municípios que não participaram da reunião ampliada da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, cartilhas e uma equipe para dar suporte na implantação da frente parlamentar nas câmaras municipais.