Nesse dia 25 de novembro, dia internacional de combate à violência contra a mulher, a Marcha Mundial das Mulheres se organiza em diversos estados. No Rio Grande do Norte serão realizadas ações em diversos municípios, com banquinhas informativas, rodas de conversa e diversas atividades pelos bairros e zona rural.
Em Mossoró, tradicionalmente, nesta data, é realizada a Marcha das Lanternas Lilás, em parceria com outros movimentos e instituições. Este ano, o movimento estará espalhado pelas ruas e roçados para dizer que o movimento feminista está em alerta, organizado, e que a violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer.
De acordo com o Observatório da Violência Letal e Intencional do Rio Grande do Norte (Obvio-RN), a violência contra a mulher no estado cresceu quase 170% ao longo do período de isolamento social da pandemia do novo coronavírus.
“Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, estamos sempre alertas e em movimento, lutando para que todas nós possamos viver livremente. Desse modo, realizamos diversos encontros e atividades durante o ano todo”, repassou o movimento.
As ações são realizadas pela Marcha Mundial das Mulheres em parceria com o Centro Feminista 8 de Maço, as Comissões de Mulheres dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Região Oeste, a Rede Xique-Xique, o Grupo Mulheres em Ação e o mandato Popular da deputada estadual Isolda Dantas (PT).
Programação 25 de Novembro
8:00 – Banquinhas “a gente mete a colher” (Mossoró)
1. Praça do Mercado Central
2. Parada de ônibus no Carcará/ Subida da Ponte
3. Parada de ônibus do Boulevard
16:00 – Banquinha a gente mete a colher na praça do Nova Vida