A Marcha da Maconha acontece todos os anos em Natal desde 2010 (com exceção de 2020 e 2021 devido à pandemia) e, em sua última edição, levou quase 1 mil pessoas às ruas. Este ano, a 14ª edição da Marcha da Maconha Natal ocorrerá no próximo sábado, 9 de novembro de 2024, em Ponta Negra. A concentração será no Largo Capim Macio (ao lado da antiga faculdade Estácio de Sá) a partir das 14h, com distribuição gratuita de feijoada para o público e roda de conversa, saindo em caminhada às 16h20.
Com o lema “Usuário não é traficante, diga não à PEC 45/2023”, em 2024 o movimento critica a atual Proposta de Emenda à Constituição do legislativo federal que criminaliza o porte e a posse de drogas, incluindo a maconha, sem distinção de quantidade e não define critérios, deixando a cargo do sistema de Justiça (polícias, Ministério Público e Judiciário) a distinção entre um usuário e um traficante.
Este processo vai contra o movimento que diversos países têm feito através da regulamentação/descriminalização de substâncias por todo o globo e que tem se mostrado a melhor saída para o combate aos problemas de saúde e segurança pública relacionados com o tráfico e o crime organizado e a falta de informação.