SELO BLOG FM (4)

Mais Médicos: Senadora do RN quer incluir revalida a cada quatro meses para estrangeiros

FOTO: DIVULGAÇÃO

A medida provisória que retomou o programa Mais Médicos deve ser votada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado na segunda quinzena de junho. Essa é a expectativa da relatora do texto na comissão mista que debateu o tema, senadora Zenaide Maia (PSD-RN). A proposta enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aprovada na comissão com 90 emendas.

Segundo reportagem do portal R7, a mais polêmica delas atinge o exame de revalidação dos diplomas estrangeiros para médicos que participarem do programa. O texto original da MP dispensa a realização dessa prova para a participação dos médicos no programa, e a regra foi mantida por Zenaide. Assim, os médicos formados fora do Brasil não precisarão fazer o Revalida para participar do Mais Médicos.

No entanto, a prorrogação da participação no programa só será possível com a apresentação do diploma revalidado. Com a mudança, médicos sem a revalidação poderão permanecer por quatro anos, não mais oito anos como no texto original.

O relatório também prevê que o Revalida será aplicado a cada quatro meses. A prova de revalidação é composta por exame teórico e prova de habilidades clínicas. A segunda fase será dispensada para médicos com diploma estrangeiro que ficarem quatro anos no programa e que comprovarem aprovação nas avaliações periódicas do Mais Médicos feitas ao longo dos quatro anos.

“Acho que conseguimos fazer um bom trabalho. Resistências sempre vamos ter, principalmente com o pessoal das corporações, mas buscamos fazer um relatório ouvindo conselhos federais, municipais e associações médicas brasileiras. Acredito que a MP vai passar nos plenários, apesar do clima dinâmico do Congresso, que muda muito e a todo o tempo, mas acredito que vai passar”, afirma Zenaide.

Portal 96 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Ora, se o natural na vida profissional é o aperfeiçoamento, no meu vê, a atitude dessa senadora não passa de munganga, tentativa de criar MAIS PEITINHOS para apadrinhados, pois, para isso, necessariamente terão que indicar cargos comissionados para tais “revalidas” quadrimestrais. Seria muito MAIS útil que se adotasse esses “revalidas” semestralmente pros senadores, deputados e vereadores, que, a cada dia, PIORAM a já combalida capacidade de retribuir à sociedade, os astronômicos salários que percebem, mordomias e regalias inaceitáveis.

Comente aqui