
EX-SECRETÁRIO EDILSON FRANÇA SUGERIU EM 2015 ALOJAR PRESOS EM CONTÊINERES, MAS A SUA IDEIA FOI DESPREZADA PELO GOVERNO NAQUELA OCASIÃO
O governo do Rio Grande do Norte decidiu, um ano e seis meses depois, resolveu seguir a sugestão dada pelo então secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Edilson França, que em junho de 2015, defendeu que os presos fossem alojados em contêineres, como forma de minimizar a questão da superlotação carcerária. A ideia de França, na época criticada fortemente por vários setores da sociedade, vai ser agora adotada pelo mesmo governo, ao qual ele entregou o cargo pouco tempo depois de suas declarações.
Tanto em 2015, como agora, a solução de colocar presos em contêineres não é nenhuma novidade. Em 2009, o Estado de Espírito Santo já adotava esse tipo de medida, mantendo um presídio de contêineres, no bairro Novo Horizonte, no município de Serra (ES).
Agora, no Rio Grande do Norte, o alojamento dos presos de Alcaçuz em contêineres será adotado pelo governador Robinson Faria, até a desativação completa do presídio, fato já anunciado por ele. Nesta sexta-feira, foi assinado um termo para o aluguel de 50 módulos, que serão adaptados para servirem de cela.
Os contêineres serão instalados dentro do muro da penitenciária, sem data definida. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1.000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. O governo anunciou que conseguiu tomar o controle da cadeia, 14 dias depois das rebeliões.
Na semana passada, a Polícia Militar entrou na penitenciária e ergueu um muro de contêineres para separar presos de duas facções que estão rebelados e entraram em confronto no início do mês dentro do presídio.

