SELO BLOG FM (4)

Mais de 20 animais são encontrados mortos no litoral do RN

FOTO: REPRODUÇÃO

Mais de 20 animais foram encontrados mortos no litoral do Rio Grande do Norte em 15 dias. Entre os dias 24/12 e 08/01 o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) atendeu o encalhe de 16 tartarugas marinhas e 8 golfinhos, totalizando 24 animais.

De acordo com os especialistas, duas das tartarugas marinhas encalharam vivas, porém devido ao grave estado de saúde em que os animais se encontravam elas morreram. Grande parte dos animais encalharam devido aos resíduos sólidos.

Ainda segundo os profissionais, infelizmente tem sido cada vez mais comum o encalhe de animais da megafauna marinha com ingestão de lixo. A ingestão de resíduos sólidos representa uma ameaça significativa para tartarugas marinhas e golfinhos, tendo um grande impacto em suas vidas e ecossistemas. Estes animais frequentemente confundem plásticos e outros detritos como alimentos, resultando em obstrução intestinal, lesões internas e, em casos extremos, morte.

Além disso, os especialistas apostam a presença de substâncias tóxicas presentes nos resíduos que podem causar danos ao sistema imunológico e reprodutivo dessas espécies, comprometendo ainda mais sua capacidade de sobrevivência.

Em caso de encalhe de tartarugas marinhas, golfinhos, baleias, peixes-bois ou aves marinhas entre em contato com o CEMAM e PCCB-UERN através dos seguintes contatos:

Natal e região: (84) 99943-0058

Areia Branca e região: (84) 98843-4621

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui