
A cidade de Natal (RN) será palco, nesta sexta-feira (25), de uma das maiores mobilizações do país em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, celebrado internacionalmente por iniciativa da ONU. A programação acontece das 13h30 às 17h30, na Praia de Miami, com entrada gratuita e voltada a todas as idades.
A escolha da praia não é por acaso. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, somente no primeiro semestre de 2025, foram registrados 121 resgates de afogamento no estado. A Praia do Amor, em Pipa, lidera o número de casos com 40 ocorrências de afogamento no RN, mas a Praia de Miami já acumula mais de 20 registros só este ano, sendo considerada atualmente a mais perigosa da capital.
“Algumas praias do nosso litoral são caracterizadas pela formação de valas, que são as famosas correntes de retorno, para quem não tem experiência, pode ser difícil identificar, mas a pessoa é puxada pela corrente marítima para alto mar. O afogamento acontece quando a pessoa tenta sair pelo mesmo lugar que entrou, mas a força da correnteza é muito grande e a gente não consegue lutar contra ela”, explica o Aspirante Vidal, do Corpo de Bombeiros.

