
Pelo placar de 379 a 131, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da Reforma da Previdência. Reunidos desde a manhã para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), os parlamentares favoráveis às mudanças encaminharam a medida em maioria. Eram necessários pelo menos 308 dos 513 votos.
A reforma ainda será submetida a uma segunda votação na Câmara. Depois, passará por mais duas votações no Senado.
No Rio Grande do Norte, apenas dois deputados votaram contra: Rafael Motta (PSB) e Natália Bonavides (PT).
No Twitter, Rafael se pronunciou: “Nosso mandato tem tido um posicionamento firme contra as reformas propostas nos últimos anos. Quem acompanha nosso trabalho sabe disso. Fomos contrários à Reforma Trabalhista. Apesar da regulamentação de novas atividades e modelos de trabalho serem importantes para o país, o pacote de mudanças pôs fim a antigas garantias adquiridas pelos trabalhadores e não aumentou a oferta de empregos. Pelo contrário, hoje há mais desempregados no Brasil. O mesmo se aplica à esta Reforma da Previdência”.
Ainda segundo Rafael, o mandato deixou claro que não é contra mudanças. “Somos contrários a novidades que imponham ao trabalhador e ao contribuinte uma conta que não é deles. Entendemos que o sistema previdenciário brasileiro precisa sim de um ajuste, mas isso não pode ser feito única e exclusivamente nas costas dos mais pobres.
Era imprescindível discutir uma reforma, mas que ela viesse acompanhada de um debate acerca dos maiores devedores da Previdência, que eles respondessem pelos seus débitos. A CPI que se aprofundou sobre as contas deixou muito claro onde está o problema. Não ignoramos isso e não compactuamos com injustiças. Estabelecemos um compromisso público com os eleitores no último processo eleitoral, durante o qual dissemos repetidamente qual seria o nosso posicionamento. Não faltamos com a palavra ou quebramos a confiança em nós depositada. Coerência e honradez, esses serão sempre os norteadores do voto que não é só de um parlamentar, mas dos que deram a ele o direito de representá-los e de defendê-los”.
Já a deputada Natália: “”O povo brasileiro tem o direito e merece se aposentar ao fim da vida”.
Confira como votou cada deputado:
Rio Grande do Norte (RN)
Benes Leocádio PRB Sim
Beto Rosado PP Sim
Fábio Faria PSD Sim
João Maia PL Sim
Natália Bonavides PT Não
Rafael Motta PSB Não
Walter Alves MDB Sim
Total Rio Grande do Norte: 7

