
O maior evento de startups do Brasil acontece neste sábado (22) em nove cidades do Rio Grande do Norte, oferecendo uma programação diversificada voltada para empreendedores, estudantes e inovadores.
Com organização do Sebrae, o Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. O evento reúne o ecossistema de inovação em uma programação com palestrantes que são referência para falar sobre empreendedorismo e inovação.
No RN, a programação acontecerá nos municípios: Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Natal (Sebrae), Natal (UERN), Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz.
Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, o gestor de startups do Sebrae RN, Eugênio Spínola, destacou que a instituição tem como objetivo investir na interiorização da inovação, por isso, o evento também acontecerá nas cidades do interior do estado.
Spínola ressaltou que não é necessário ter formação na área de tecnologia para participar. “A inovação é para todos. Teremos uma palestra com uma profissional formada em Direito, que possui sua própria startup”, explicou.
Entre os diferenciais do evento, estão palestras sobre como captar investidores para ideias inovadoras e estratégias de precificação. Ele também destacou que qualquer pessoa pode começar a investir em startups, e que o evento recebe um grande número de estudantes. “No início, o protótipo pode ser feito até em uma cartolina, não é necessário grandes investimentos. A única exigência é ter um CNPJ para participar de editais de fomento”, explicou.
O Sebrae, por exemplo, oferece editais que concedem bolsas para o desenvolvimento de ideias por seis meses, contribuindo para a economia local. Além disso, haverá uma palestra sobre os erros mais comuns no universo das startups, com o objetivo de ajudar os participantes a evitar falhas recorrentes e aumentar as chances de sucesso.
Até o momento, cerca de duas mil pessoas no RN já se inscreveram para o evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.
Tribuna do Norte