Praças públicas e paradas de ônibus mais seguras na área do comércio popular da capital. Esse é o objetivo do reforço no patrulhamento preventivo do Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal de Natal (Gapa/GMN) iniciado nessa quinta-feira (08) e já com vistas no aumento da circulação de pessoas na região do Alecrim e Cidade Alta com a aproximação das festas de final de ano.
A medida implantada pelo coordenador do Gapa/GMN, Ocimar Dantas, segue as diretrizes do Comando da GMN que determinou maior efetividade nas rondas da área comercial, já que nos meses de outubro, novembro e dezembro o fluxo de pessoas é ampliado e é registrada mais ocorrências de furtos e roubos.
A ação consiste em pontuar viaturas com setor especifico de patrulha tornando a presença da GMN mais ostensiva e facilitando o deslocamento para atender e evitar delitos na região do maior comércio popular da cidade. Outra medida tomada é a de intensificar as abordagens a suspeitos, principalmente nas praças públicas do centro da cidade.
“Com as rondas frequentes, as abordagens a suspeitos e a presença ostensiva dos guardas municipais conseguiremos estabelecer mais segurança para as pessoas que frequentam o centro da cidade e o Alecrim, como também para os comerciantes que podem contar com a Guarda em situação de ser vítima de algum delito”, explicou o coordenador do Gapa, Ocimar Dantas.
A ação preventiva realizada pelas guarnições do Gapa/GMN são focadas nos pilares do policiamento comunitário de aproximação utilizando o contato com as pessoas que frequentam as áreas patrulhadas, realização de um roteiro de rondas diárias contemplado as principais praças públicas e o trabalho de abordagem e busca pessoal em situações de fundada suspeita.
A Coordenação do Gapa/GMN informou que o trabalho de patrulhamentos mais intensos na área de comércio popular segue durante os próximos três meses priorizando os horários de maior movimento. O cidadão pode denunciar qualquer tipo de delito nessas áreas ligando para o telefone 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as viaturas da GMN serão acionadas para averiguar a denúncia.