SELO BLOG FM (4)

Mãe Luíza celebra sua I Semana de Artes “Feito por jovens para jovens”

AO TODO, SERÃO 12 OFICINAS, COM 100 VAGAS EM CADA, E MAIS DE 60 HORAS DE ATIVIDADES LÚDICAS E CRIATIVAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Evento é organizado pelo projeto Aos Olhos do Farol como uma forma de celebrar seu primeiro aniversário e expandir as atividades de seus alunos

“Feito por jovens para jovens” esse é slogan da I Semana de Artes de Mãe Luíza que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano. Fruto de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPgEM).

O evento contará com diversas práticas artísticas, como fotografia, aquarela, ilustrações, fanzines, gestão de mídias sociais, teatro, dança, escrita poética, lettering, apresentações culturais, rodas de conversa e muito mais. Ao todo, serão 12 oficinas, com 100 vagas em cada, e mais de 60 horas de atividades lúdicas e criativas.

“Expandir conhecimento. Foi assim, de um pensamento alto no Twitter, que surgiu a I Semana de Artes de Mãe Luíza. A ideia, desde o seu primeiro momento, contou com a colaboração de centenas de pessoas, desde retuítes a disposições para facilitar minicursos ou contribuir com a organização do evento. A arte precisa ser acessível e acredito que essa é a intenção maior do evento”, disse Gunther Guedes, idealizador do projeto “Aos Olhos do Farol”, e estudante de pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN.

As inscrições, voltadas prioritariamente aos moradores do bairro, podem ser realizadas entrando em contato pelo Instagram do projeto @Aosolhosdofarol ou com os jovens organizadores da intervenção. Basta encaminhar nome completo, contato e a oficina que deseja participar.

Produto final

Ao final de todas as dinâmicas, os participantes poderão apresentar suas construções coletivas sobre o bairro e sobre si, em um grande exercício de autoconhecimento e também do bairro, indo de encontro do estigma de bairro bárbaro e violento.

Projeto “Aos Olhos do Farol”

O projeto “Aos Olhos do farol” é produto de uma pesquisa, a nível de mestrado, do jovem Gunther Guedes (PPGEM/UFRN), e tem como objetivo facilitar oficinas de fotografia (desde as técnicas mais básicas até os estilos, vivências e práticas) da arte.

O projeto teve início no dia 20 de outubro de 2018 e já teve contribuição de diversos artistas da cidade, entre eles: Humberto Lopes, Ian Rassari, Luana Thayze, Rayane Azevedo, Diana Coelho, Beto Vieira, Mariana Rocha, Sarah Wollermann, Jomar Dantas, Fabrício Cavalcante, Ernani Silveira, Kaline Lucena e muitos outros.

Pesquisa de extensão

Diante da repercussão da I Semana de Artes de Mãe Luíza, o evento pode se tornar projeto de extensão da própria Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ideia recebida pelos docentes do Departamento de Comunicação da instituição Daniel Meirinho e Ângela Pavan, está em fase de cadastramento. “Será mais um momento para deixarmos um evento fixo no calendário do bairro, oportunizando mais falas e histórias sem interrupções”, destaca Gunther.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui