SELO BLOG FM (4)

MacaíbaPREV arrecada quantia histórica na Compensação Previdenciária

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Instituto de Previdência do Servidores do Município de Macaíba (MacaíbaPREV) alcançou um feito histórico quanto à arrecadação de recursos advindos da Compensação Previdenciária (Comprev) no início deste ano. A autarquia conseguiu arrecadar mais de 7 milhões e 300 mil reais entre os meses de dezembro de 2022 a abril de 2023.

A Compensação Previdenciária é um acerto de contas entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Municípios como Macaíba, que atendem ao preceito constitucional e possuem regime próprio, têm o direito de se compensar financeiramente com o RGPS, resultando nessa arrecadação.

De acordo com o diretor- presidente do MacaíbaPREV, Rondinelli Dantas, o valor recebido mensalmente até novembro de 2022 tinha sido de pouco mais de 20 mil reais. “Mais do que demonstrar o compromisso da nossa equipe com seus segurados, os resultados do MacaíbaPREV trazem maior segurança aos servidores e a seus dependentes no que diz respeito ao pagamento de futuros benefícios”, comentou ele.

Para chegar nessa arrecadação, diretoria e servidores do MacaíbaPREV participaram de cursos de capacitação e mutirões de trabalho. “Nosso objetivo foi conhecer a situação de cada processo, desmontá-lo, avaliar os dados de ficha funcional dos servidores, escanear documentos comprobatórios de solicitação de compensação, alimentar o sistema e reorganizar os processos”, explicou Rondinelli.

Esse trabalho acontece desde o segundo semestre de 2022, quando o diretor do instituto traçava metas juntamente com o prefeito Emídio Jr para o retorno de recursos provenientes da Compensação Previdenciária.

“O equilíbrio financeiro é fundamental para a sobrevivência dos institutos de previdência municipais, pois o número de trabalhadores que deixam a ativa só aumenta a cada ano. Com a responsabilidade de gerir os recursos que são destinados à seguridade de seus servidores aposentados e pensionistas, os municípios têm a compensação previdenciária como uma das alternativas para manter os pagamentos dos seus segurados em dia”, ressaltou Rondinelli.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui