
O ginásio Edilson Albuquerque Bezerra, o popular “Iscabuqué”, será novamente o epicentro da festa junina que promete movimentar Macaíba e atrair visitantes de todo o estado. A partir deste domingo, o município dá início à nova edição do Arraiá Quatrocentão, apontado pelo prefeito Emídio Júnior como o maior festival de quadrilhas juninas do Rio Grande do Norte. Este ano, o evento contará com um dia extra dedicado exclusivamente às quadrilhas do município e uma ampliação na estrutura para acomodar o público crescente.
A principal novidade de 2025 é a inclusão de um domingo exclusivo para as quadrilhas locais, com apresentações das escolas municipais e estaduais. “Foi uma sugestão minha”, explicou o prefeito, relembrando seus tempos de dançarino na escola estadual CERU, na comunidade de Traíras. “Queríamos valorizar nossos grupos locais, dar visibilidade às nossas escolas. Por isso, o domingo será todo para eles. Já segunda, terça e quarta, será a vez da competição entre as grandes quadrilhas juninas do estado.”
Para dar conta da demanda crescente, a Prefeitura ampliou a estrutura do evento, com a instalação de um pavilhão do forró na lateral do ginásio, garantindo que mesmo quem não conseguir entrar no Iscabuqué possa acompanhar as apresentações. “Ano passado tivemos que fechar os portões em alguns momentos de tanta gente. Este ano, quem ficar do lado de fora poderá curtir tudo com conforto e segurança no pavilhão”, afirmou.
Além da competição entre quadrilhas estilizadas e tradicionais, que começa na segunda-feira, o festival junino de Macaíba encerra neste fim de semana a programação nas comunidades rurais. Nesta sexta-feira (28), o encerramento acontece na comunidade de Traíras, onde o próprio prefeito nasceu. “Vamos encerrar com chave de ouro. Teremos shows de Érika Silva, Ana Miranda — que também é vaqueira — e apresentações das quadrilhas Capuz de Fusca, de Capoeiras, e do grupo de Cajazeiras”, disse.
A zona rural de Macaíba também viveu uma intensa programação nos últimos dias, com eventos como o realizado na comunidade indígena do Tapará, que contou com sanfoneiros locais e apresentações culturais. A aposta na valorização das raízes populares é uma das marcas da atual gestão. “Macaíba está de portas abertas para receber não só os nossos conterrâneos, mas também visitantes de todo o estado e de fora dele”, convidou o prefeito.
O evento também marca a retomada da apresentadora Priscilla de Souza aos palcos. “Ela havia dito que não faria mais eventos, mas quando viu o Quatrocentão, voltou atrás. Ela disse: ‘Pra esse, eu venho’”, contou Emídio Júnior, celebrando a dimensão que o festival ganhou.
Além das atrações culturais e da competição junina, o Arraiá Quatrocentão será seguido, na próxima semana, por três dias de shows na Praça Paulo da Paz, com nomes como Cavaleiros do Forró, Banda Grafith e Brasas do Forró. O evento é realizado em parceria com o Sistema Ponta Negra de Comunicação.

