O relatório do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) apontou que Macaíba atingiu as metas necessárias de vigilância em qualidade da água em 2022. O programa é gerido pela Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM) do Governo do Estado e monitora a qualidade da água para consumo humano em todo o RN.
De acordo com o relatório apresentado, Macaíba superou o percentual mínimo de 70% em todos os parâmetros necessários para uma efetiva vigilância em qualidade da água para consumo humano. O relatório fornece subsídios aos gestores municipais para planejar ações para o fortalecimento da vigilância da qualidade da água.
Macaíba é um dos três municípios da Região Metropolitana com o VIGIAGUA plenamente implementado.
Dentro do Programa existem três ações primordiais: Cadastro, Controle e Vigilância. “São o cadastro dos pontos de captação de água no município, o controle e o monitoramento desses locais e vigilância é a análise feita na água”, explicou o gerente da Vigilância Sanitária de Macaíba, André Cordeiro. Esse trabalho é feito pela equipe da Vigilância Sanitária do município.
“Macaíba conseguiu atingir os índices preconizados pelo VIGIAGUA nesses três pontos em 2022. Nós monitoramos escolas, unidades de saúde, casas de acolhimento, e como esses locais são abastecidos pelas concessionárias e sistemas de abastecimento alternativos coletivos em alguns casos, nós sabemos que a água que chega para a população do bairro também é uma água de qualidade”, completou André.