SELO BLOG FM (4)

“Lutaremos para repetir gesto heroico de derrubar o aumento de imposto”, diz José Dias

FOTO: EDUARRDO MAIA

O deputado estadual José Dias (PSDB) afirmou ter o compromisso de lutar contra o aumento da alíquota do ICMS no Rio Grande do Norte. Durante discurso na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira 7, ele comparou a luta contra o aumento de impostos a um gesto “heroico” realizado no ano passado, quando a Casa conseguiu barrar o aumento da alíquota de 18% para 20%.

“Lutaremos para repetir o gesto heroico e corajoso dessa Casa no ano passado, quando derrotou a sanha do Governo do Estado para penalizar o povo do Rio Grande do Norte com o aumento da alíquota de 10%. Eu vou dedicar todos os meus esforços e minhas forças, forças de velho determinado. Eu ainda estou com a disposição de lutar de quase um jovem”, afirmou.

O deputado falou sobre uma informação que circulava entre os parlamentares, de que empresários potiguares estariam sendo “cooptados” para apoiar o aumento de impostos. “A notícia que eu tive é que é uma falsa notícia. Aqueles mesmos empresários que vieram para esta Casa lutar ao nosso lado estão dispostos a lutar com o mesmo interesse, o mesmo entusiasmo, a mesma determinação. Isto é uma notícia profundamente alvissareira”, garantiu.

José Dias também falou sobre a argumentação que defende a manutenção da alíquota de 18%, destacando que o aumento de impostos não é a solução para a economia. “O aumento da alíquota é um incentivo ao desperdício, ao gasto, e é um assalto à economia popular, ao bolso do pobre”, afirmou.

E explicou que a relação entre a carga tributária e os preços não é tão simples, e que o grande problema da economia brasileira está no gasto excessivo de recursos públicos, não apenas nos impostos. “Quando há um aumento, não, aí há uma corrida violenta para compensar possíveis e evidentes perdas na capacidade empresarial de quem trabalha. Então, o fenômeno não é esse aí. Fala-se também num problema do futuro”, ressaltou.

José Dias: “Egoísmo violento do PT”

O deputado criticou a deputada federal Natália Bonavides (PT), que foi candidata a prefeita de Natal este ano, por ter recusado o acordo proposto pelo prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil), ainda durante a campanha para o segundo turno, para que ambos destinassem R$ 20 milhões em emendas parlamentares para a Prefeitura de Natal, caso qualquer um dos dois fosse eleito.

Segundo José Dias, Natália recusou a proposta, revelando, em sua visão, um “egoísmo violento”. “Ela não assumiu, porque ela não e depois reconheceu, não mandaria dinheiro se o prefeito não fosse ela. E é um egoísmo violento que permanece e que domina, domina totalmente”, afirmou.

O parlamentar também fez referência a debates mais amplos, como o ocorrido durante a eleição presidencial nos Estados Unidos, e comparou a situação com o que ocorreu no Brasil e no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o apoio do povo foi fundamental para a derrota de uma linha radical da esquerda, como exemplificado na eleição nos Estados Unidos e no Ceará, onde a oposição sofreu um grande embate.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui