O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa eleitoral e ganharia do presidente Jair Bolsonaro em um possível segundo turno por 58% a 31%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha.
Lula também ampliou sua vantagem contra Bolsonato nas citações espontâneas, e venceria as eleições de 2022 nos dois cenários apresentados e em todas as simulações de disputa de segundo turno.
Os dados são do levantamento mais recento do Datafolha, realizado entre quarta (7) e quinta-feira (8). 2.074 eleitores foram ouvidos presencialmente em todo o Brasil, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula avança nas citações espontâneas
No último levantamento do Datafolha, em maio , Lula tinha 21% de intenção de voto nas citações espontâneas, contra 17% de Bolsonaro e 1% de Ciro Gomes (PDT). Agora, o ex-presidente salta para 26%, o atual chefe do Executivo oscila para 19% e Ciro vai para 2%.
Outros candidatos, assim como em maio, marcaram 2%. Votos nulos ou brancos oscilaram de 7% para 8%, e o índice de quem diz não saber em quem votar caiu de 49% para 42%.
iG