O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou do preço do arroz e disse, nesta quinta-feira (9/5), estar “meio puto da vida” com o aumento. A declaração foi dada durante a cerimônia de abertura da obra em um canal um trecho do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera (AL).
“Eu ando meio puto da vida porque esses dias vi na prateleira do supermercado o pacote de 5kg de arroz a R$ 33. Não, não é normal. O povo pobre não pode pagar R$ 33 num pacote de 5kg de arroz”, reclamou o titular do Planalto.
Nesta semana, o governo anunciou a importação de 1 milhão de toneladas do grão para evitar o aumento exagerado em meio às enchentes no Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção de arroz no país. A compra será autorizada por meio de uma medida provisória.
Os produtos serão direcionados a pequenos supermercados e estabelecimentos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. A compra deve ser feita por meio de um leilão da Conab, visando principalmente o arroz descascado e empacotado.
“Hoje estamos mandando uma medida provisória para o companheiro [Arthur] Lira colocar em votação que a gente vai ter que importar arroz da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, da Argentina para baratear o preço do arroz e do feijão nesse país, que é a comida essencial para o povo”, complementou o presidente.
Metrópoles