SELO BLOG FM (4)

Lula quer convocar governadores para debater incêndios e planejar ações

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer se reunir com governadores para discutir queimadas, cuja fumaça já toma 60% do território brasileiro e virou munição para adversários criticarem a atuação do governo federal.

Ainda não há data para o encontro, e o Palácio do Planalto busca conciliar agenda com os estados. Lula deve ficar a semana toda em Brasília, mas no sábado 21 embarca para Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU.

Há cerca de duas semanas, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil) conversaram com governadores para tratar do tema.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que os entes da federação devem combater os incêndios, mas numa ação coordenada com o governo federal. Um auxiliar de Lula deu exemplo de enchentes –durante os alagamentos no Rio Grande do Sul, por exemplo, foram convocados o governador Eduardo Leite (PSDB) e prefeitos da região.

A cooperação com os estados é importante uma vez que são os entes da federação os responsáveis por autorizar uso do fogo para manejo de pastagem, por exemplo.

Uma reclamação constante da ala ambiental do governo federal foi que, mesmo com o país registrando recordes de incêndios na Amazônia, alguns estados ainda não haviam proibido o uso do fogo.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui