SELO BLOG FM (4)

Lula perderia para Bolsonaro preso ou para Michelle, na capital do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os eleitores de Brasília demonstraram que preferem eleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou sua esposa Michelle Bolsonaro (PL) e impedir a reeleição do presidente Lula (PT), em 2026, segundo o levantamento de intenções de voto divulgado nesta sexta-feira (5) pela Paraná Pesquisas. Mesmo em prisão domiciliar e inelegível, Jair Bolsonaro tem quase dez pontos percentuais de vantagem sobre Lula, em um dos cenários da pesquisa estimulada na capital do Brasil.

Neste primeiro cenário, Jair Bolsonaro lidera com 36,8% da preferência do eleitor do Distrito Federal, seguido por Lula, que pontua 27,1%. O terceiro colocado é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Na quarta posição vem o ex-ministro de Lula e ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), com 9,5%. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) teve 3,2% de intenções de votos. E o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem apenas 0,6%.

O segundo cenário estimulado, sem o ex-presidente entre opções de voto, Michelle Bolsonaro tem vantagem de mais de quatro pontos percentuais sobre Lula, com a ex-primeira-dama liderando com 31,4% sobre o petista, que pontua 27,2%.

Lula também perde para seu rival quando não é apresentada uma lista de opções de voto ao eleitor. Nesta modalidade espontânea, Jair Bolsonaro pontua 19,4%, à frente do presidente petista, que tem 16%.

O presidente do Brasil somente ganharia na capital federal, quando os Bolsonaro saem da lista e dão lugar ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Neste terceiro cenário estimulado, Lula lidera com 27,4%, com quase cinco pontos à frente do chefe do governo de São Paulo, que obteve 22,5% da preferência do eleitor brasiliense.

A Paraná Pesquisas entrevistou 1510 eleitores no Distrito Federal, entre 23 e 27 de agosto. A amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui