SELO BLOG FM (4)

Lula faz duras críticas à polícia, fala em “brutalidade policial” e defende capacitação

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (15) a violência policial e disse que, em muitas situações, o único braço do Estado que está nas periferias é somente as forças de segurança pública. O petista também falou que os baixos salários da classe ‘não vai resolver os problemas de segurança pública no Brasil’.

Lula disse que a sociedade e a polícia tem medo uma da outra e que em muitas regiões do país, a PM é vista como “agressora”. A declaração ocorreu durante o relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado em 2007, no Palácio do Planalto com a presença de um público composto por políticos, representantes de movimentos sociais e de policiais militares e federais e diferentes regiões do Brasil.

“Quanto mais polícia você tem menos estado você vê”, disse o petista após criticar o desmonte do Pronasci nos últimos anos. Entre os eixos de recriação do programa está reformulação do Bolsa-Formação, destinado à qualificação profissional dos operadores da segurança pública dos Estados, Distrito Federal e Municípios.  

O mandatário falou sobre a importância de se revisar os cursos de formação de policiais e se investir nos serviços de inteligência contra a criminalidade. “O estado, muitas vezes está presente na periferia com a polícia e, muitas vezes é para bater”.

O petista condenou a prisão de jovens negros no país ao dizer que existe uma questão estrutural no país e de desigualdade que precisa acabar. Lula afirmou que quem tem mais condições e a depender da cor da pele, a pessoa não fica presa. 

“A sociedade não está precisando de mais polícia, mas de mais estado”.

Terra Brasil Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui