SELO BLOG FM (4)

Lula diz querer manter a “América do Sul como zona de paz no planeta”

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse trabalhar para assegurar a América do Sul como um local de paz, em meio à guerra na Ucrânia e a calamidade na Faixa de Gaza. O chefe do Executivo discursou, nesta quinta-feira (29/2), na Guiana, antes de embarcar para São Vicente e Granadinas.

Lula reforçou os laços com a Guiana e falou que o “trabalho intenso é para manter a América do Sul como zona de paz no planeta Terra, não precisamos de guerra”. Além disso, o presidente atribuiu esse “papel” de pacificador ao Brasil.

“É papel que Brasil pretende jogar na América do Sul e no mundo. Todo mundo sabe que o Brasil é contra a guerra na Ucrânia, contra o que está acontecendo na Faixa de Gaza, da mesma forma que fomos contra o ataque terrorista do Hamas. O Brasil quer paz, prosperidade, crescimento econômico e melhora na qualidade de vida”, afirmou.

Lula chegou a Georgetown, capital da Guiana, nessa quarta-feira (28/2), onde participou do encerramento da 46º Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Nesta quinta, teve uma reunião bilateral com o chefe do Executivo guianês, Irfaan Ali.

Ainda em pronunciamento pela paz, o petista disse que agradecerá pessoalmente ao primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, “por ser o coordenador das conversas entre Guiana e Venezuela, e espero que a gente tenha uma reunião da Celac [Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos] produtiva, harmoniosa e que todos nós saiamos de lá falando em paz e prosperidade, alegria, amor e não em ódio.”

A viagem de Lula ao Caribe também tem a missão de apaziguar os ânimos entre Venezuela e Guiana frente à disputa por Essequibo, região rica em petróleo. A expectativa é de um encontro dele com representantes das duas nações para discutir um possível fim do impasse.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui