Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo The Intercept Brasil, lista quatro propriedades da União no Rio Grande do Norte com potencial turístico que são passíveis de serem exploradas pela iniciativa privada.
Os quatro pontos são a Fortaleza dos Reis Magos, Parque dos Mangues (área próxima à ponte Newton Navarro), ambos em Natal, Árvore do Amor, em Maxaranguape, e diversos pontos na Praia do Marco, em São Miguel do Gostoso.
De acordo com a publicação, o levantamento é realizado para se estudar a viabilidade e interesse da iniciativa privada de exploração comercial desses pontos a partir de concessões ou parcerias público-privadas.
Ainda segundo o site, o modelo seria semelhante ao realizado em Portugal para a exploração de monumentos. No caso dos europeus, no entanto, boa parte é destinada à utilização desses locais como hotéis.
Outros pontos turísticos do Brasil
A lista é longa, 222 é número de atrações em jogo, dentre elas, além das potiguares, estão: no Rio de Janeiro, o Forte de Copacabana, o Forte do Leme, o Museu Aeroespacial, o Museu do Exército, o Forte da Conceição, o Observatório Nacional, a Fortaleza São João e o Cais Imperial de Sepetiba. Em Brasília, estão a Praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional, a Ermida Dom Bosco e a Praça do Cruzeiro.