
A Câmara Municipal de Natal realizou nesta segunda-feira 26 uma audiência pública para discutir a licitação do transporte público da capital, que prevê aumento da rede de linhas de 54 para 85 e elevação da frota de 350 para 424 ônibus. Os veículos deverão ter no máximo 12 anos de uso e contar com benefícios como ar-condicionado, câmeras de segurança e tempo máximo de espera de 30 minutos nos pontos de ônibus.
O edital está em fase final de elaboração, com previsão de publicação para o segundo semestre de 2025. Em nota ao Agora RN, a STTU informou que “o órgão está trabalhando na perspectiva de que a licitação do transporte público de passageiros contemple uma concessão com prazo de 15 anos. No entanto, o secretário adjunto, Newton Filho, ressaltou que essa definição ainda não está consolidada e segue em análise”.
A audiência foi convocada pela Comissão de Transportes da Câmara, presidida pelo vereador Léo Souza (Republicanos), e reuniu parlamentares, representantes da Prefeitura, empresários e membros da sociedade civil para debater os detalhes do processo licitatório e buscar garantias de melhorias para os usuários.
“Estamos tratando de um dos maiores problemas enfrentados pela população: a mobilidade urbana. Depois de 30 anos, temos a oportunidade real de ver avançar um processo licitatório no transporte público da capital”, afirmou o vereador Léo Souza. Além disso, ele ainda ressaltou a necessidade de redesenho das linhas, principalmente na zona Norte, e o desejo de que o novo modelo seja eficiente para usuários e atraente para empresários.
A secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, explicou que a demanda atual de passageiros é de 60% do registrado antes da pandemia, inferior à média nacional de 80%, atribuída ao crescimento dos transportes por aplicativo e à insegurança pública.
Agora RN

