SELO BLOG FM (4)

Leilão das frequências 5G deve ocorrer só no ano que vem

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, iniciou os debates sobre a tecnologia 5G e sinalizou que o leilão das frequências só ocorrerá em 2021. Também deixou claro que a decisão sobre os fabricantes de equipamentos cabe ao presidente Jair Bolsonaro. Isso porque há um embate sobre liberar a escolha das empresas de infraestrutura pelas operadoras, o que é defendido pelas prestadoras que atuam no mercado brasileiro, ou vetar a chinesa Huawei. O veto seria por conta da suspeição, levantada pelo governo norte-americano, de que a indústria da China, ao deter a infraestrutura de telecomunicações, poderia praticar espionagem.

Ontem, o ministro se reuniu com representantes da Ericsson e da Nokia, que são duas das maiores fabricantes de equipamentos de infraestrutura de telecomunicações do mundo. Faria realizou videoconferência com o presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta, e com a vice-presidente da empresa, Georgia Sbranna. Também recebeu, em reunião separada, o diretor-geral da Nokia Networks, Luiz Tonisi, em companhia do diretor técnico, Wilson Cardoso, e do presidente do conselho da Nokia Brasil, Aluísio Byrro. Em comum, na pauta, o 5G.

Apesar de o leilão ter ficado para o ano que vem, Fábio Faria vem estabelecendo um diálogo com os principais fabricantes de equipamentos e infraestrutura de telecomunicações no Brasil. O representante da pasta tem recebido as demandas dos fornecedores de soluções para compreender os investimentos realizados no país, o cronograma dos próximos desenvolvimentos tecnológicos, bem como a visão de cada fabricante sobre as tecnologias de quinta geração. “É importante compreender todos os aspectos dessa nova tecnologia para que possamos levar ao presidente as informações para uma tomada de decisão quanto aos fornecedores de equipamentos do 5G no Brasil”, afirmou.

Correio Braziliense

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui