SELO BLOG FM (4)

Lei institui política de apoio aos arranjos produtivos locais no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), que consistem no conjunto de empresas e instituições que trabalham em cooperação dentro de uma mesma cadeia produtiva, agora contam com uma política estadual de apoio no Rio Grande do Norte. O suporte é fruto da Lei nº 11.886, sancionada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (13), que já está em vigor. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial (DOE).

Pela publicação, o principal objetivo da nova política é fortalecer as economias regionais, por meio da integração das cadeias produtivas locais e processos permanentes de cooperação, difusão e inovação. Aliado a isso, a iniciativa pretende consolidar o trabalho das pequenas e médias empresas e estimular o desenvolvimento da capacidade de inovação coletiva.

A lei destaca, ainda, a proposta de favorecer o crescimento da economia potiguar a partir da distribuição das riquezas ao longo das cadeias produtivas. No que se refere ao mercado de trabalho, a ideia da iniciativa é facilitar o aumento e a distribuição equitativa da renda e das oportunidades de ocupação.

Para efetivar a nova política, foram estabelecidos alguns instrumentos. Dentre eles, estão a pesquisa e o desenvolvimento de estatísticas e de tecnologias voltadas para a instituição de arranjos produtivos locais, assistência técnica, investimento em infraestrutura e logística e programas de qualificação que priorizem demandas específicas de cada arranjo.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui