Um projeto de lei que obriga a veiculação de campanhas informativas sobre a violência contra a mulher em estádios de futebol foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (5).
O projeto é de autoria da vereadora Ana Paula (PL), que comemora a aprovação em pleno Agosto Lilás – mês de conscientização à violência doméstica.
“Esse projeto tem como objetivo levar o tema para ambientes de predominância masculina, como estádios de futebol, com informações sobre a Lei Maria da Penha, de que a violência contra a mulher é crime e que precisamos dar um fim e um basta nesses casos”, ressaltou.
Violência doméstica
Uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid.
Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. A porcentagem representa estabilidade em relação à última pesquisa, de 2019, quando 27,4% afirmaram ter sofrido alguma agressão.
G1RN