Faltando apenas 19 dias para a eleição da OAB/RN, é acachapante a supremacia eleitoral do advogado Aldo Medeiros Filho, atual presidente da entidade e candidato à reeleição, diante da sua principal oponente, a advogado Magda Letícia. Segundo pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Perfil e divulgada hoje pelo Portal Justiça Potiguar, os percentuais de Medeiros é maior, inclusive, que todos os outros candidatos juntos.
O levantamento estatístico foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro com 500 entrevistas com advogados aptos a votar e inscritos nas seccionais de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Macau, Goianinha e Assu. A pesquisa teve intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
Se a eleição para a OAB/RN fosse hoje, Aldo Medeiros colocaria no bolso as pretensões eleitorais de Magna Letícia, tanto no levantamento espontâneo, quanto no estimulado.
Na pesquisa estimulada, por exemplo, Aldo Medeiros mantém uma dianteira de mais de de 14 pontos percentuais com relação a Magna Letícia, que registra apenas 21,8% das intenções de votos, enquanto Aldo Medeiros tem 36,40% da preferência do eleitorado.
Na pesquisa espontânea, o desconforto eleitoral de Magna Letícia também gira em torno de 14 pontos percentuais de desvantagem, diante de Aldo Medeiros. Enquanto Magda Letícia tem apenas 13,60% da preferência do eleitorado, Aldo contabiliza 28,40% das intenções de votos.
A pesquisa revela ainda um grande percentual de eleitores indecisos, apesar da proximidade do dia do pleito. No cenário “estimulado” aparecem como “indecisos” 28,20% dos advogados entrevistados. Já na pesquisa “espontânea”, 48,40% dos entrevistados se declaram “indecisos”.
Com um período de apenas 19 dias para a eleição, é provável que os “indecisos” façam suas opções eleitorais somente nas últimas semanas que antecedem o pleito. No entanto, não será surpresa se já nos próximos dias começar a ocorrer uma “migração” de indecisos para a candidatura de Aldo Medeiros, tendo em vista o seu favoritismo eleitoral e a fragilidade da principal oponente, que não conseguiu unir a oposição, nem o seu discurso tem sido convincente para agregar a simpatia dos concorrentes do bloco oposicionista.
Outros candidatos também pontuaram no levantamento eleitoral.
Na pesquisa espontânea, Marcelo Torres registrou um percentual de 3,6%, Elisângela Fernandes com 2,4 % e Fernando Pinto com 1,4%.
Na pesquisa estimulada, aparecem intenções de voto de 5,4% para Marcelo Torres, 3,6% para Elisângela Fernandes e 2,4% para Fernando Pinto.