A economia criativa impulsionada através do investimento na cultura é um dos marcos da gestão Álvaro Dias à frente da Prefeitura de Natal. Nesta quinta-feira, 19, o Município deu mais uma demonstração de apoio ao meio cultural, apresentando o maior volume de editais na história da cultura potiguar, num total de 34, atendendo todas as vertentes de produção artística e manifestações culturais. O total do investimento previsto é da ordem de R$ 2 milhões. A cerimônia de lançamento foi realizada no Palácio Felipe Camarão.
“Esses editais vão dar um apoio inestimável à cultura na cidade do Natal e mostra a prioridade que nossa gestão tem dado a esse setor”, explicou o prefeito. Os editais administrados através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), têm previsão de mobilização de público estimado em 600 mil pessoas em Natal.
Os inventivos são abrangentes em todas as áreas culturais, desde o Cinema, a Circulação Teatral e Formação Teatral, Fotografia, Quadrinhos, Zines, Propostas Criativas de Tecnologias Culturais e Inovação, Carnaval, Oficinas na área de Audiovisual, editais e seleções para Poesia, Ficção, Redação, Folclore, Vídeo Documentário, Contação de Histórias, Fomento às Expressões Culturais Religiosas, Seleção Pública Festival de Cultura e Artes das Matrizes Africana e Ameríndia, Seleção Pública Festival de Artes e Cultura LGBTQI+, Seleção de Artes e Cultura dos Povos e Comunidades Tradicionais, Seleção de Artes e Cultura Popular. Ainda tem o Edital para o Carnaval 2020 para seleção de Blocos, Troças, Escolas de Samba, Tribos de Índios, Reinado, Bandas de Frevo e Atrações Musicais.
“A política de editais e seleções é uma realidade de política pública que o segmento cultural e cadeia produtiva e da economia criativa de Natal assimilou e aprova. E está alinhado com o Plano Municipal de Cultura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
Projetos consolidados na cidade, como o Natal em Natal, Carnaval de Natal, São João e os festivais de cultura popular, absorvem o conteúdo destes editais. “A nossa cidade é uma das mais belas do mundo e precisamos aproveitar essa característica, somada com a nossa cultura pungente, para atrair turistas e potencializar o nosso desenvolvimento. Por isso apostamos tanto no turismo de eventos”, comentou Álvaro Dias que citou a importância de mudanças no Plano Diretor da cidade para consolidar o crescimento da capital potiguar.
O secretário de cultura corroborou com as palavras do prefeito e acrescentou que as atividades resultantes destes editais formam a programação cultural e identitária da cidade. “Hoje, a Prefeitura do Natal é a responsável pela maior política cultural já vista na história do RN. Estes editais e seleções públicas se transformam em programação cultural, identidade das pessoas com nossa cultura, o fomento do turismo e a geração de emprego e renda. É a economia criativa em sua total manifestação de forma democrática e discutida com os setores”, disse Dácio Galvão.
Representando a classe artística de Natal, o produtor e diretor musical, Chico Beethoven, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Quero agradecer ao prefeito Álvaro Dias, primeiro pela sensibilidade com a cultura da cidade e depois pelo espírito republicano de manter, à frente da pasta, o secretário Dácio Galvão, responsável por muitos desses projetos”, discursou.
EDITAIS
Os editais seguem cronogramas específicos. Primeiro, são formatados pela equipe da Secretaria de Cultura, em consonância com cada segmento, para em seguida passarem pelos crivos dos órgãos de controle do Município de Natal e depois serem lançados. No www.blogdafuncarte.com.br e www.natal.rn.gov.br estarão disponíveis anexos e documentos necessários para participação dos interessados.
“Cada edital tem suas características, prazos e peculariedades. Com este lançamento, estamos possibilitando que cada segmento cultural e produtivo se organize quanto a prazos e execuções com bastante antecedência”, concluiu Dácio. Do total de 34 editais, sete estão abertos, sete já foram encerrados e 20 estarão disponíveis para o segmento artístico e cadeia produtiva da economia criativa.
EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS A SEREM LANÇADOS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DONA MILITANA
MOSTRA FOTOGRÁFICA JAECI EMERENCIANO GALVÃO
MOSTRA FOTOGRÁFICA JOÃO ALVES DE MELO
ESPETÁCULOS PARA CIRCULAÇÃO LENÍCIO QUEIROGA
OFICINAS TEATRAIS FORMAÇÃO E PESQUISA JOÃO MARIA PINHEIRO
EXPRESSÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS FANZINE E REVISTA
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS GRAPHIC NOVEL
ATRAÇÕES MUSICAIS ÁRVORE DE MIRASSOL
FESTIVAL GARAGEM DE RUA
NATAL GAME JAM
FESTIVAL DE ARTE/CULTURA POPULAR
FESTIVAL DE ARTE/CULTURA DAS MATRIZES AFRICANAS E AMERÍNDIA
FESTIVAL DE ARTE | CULTURA
DAS COMUNIDADES DE POVOS TRADICIONAIS – PCT’s
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA LGBTQI+
FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA
GRAFITE BURACO DA CATITA
GRAFITE EM CANDELÁRIA PRAÇA PADRE ANTÔNIO VILELA
GRAFITE NA COMUNIDADE DO MOSQUITO
CARNAVAL EM NATAL 2020
BLOCOS TROÇAS
ESCOLAS DE SAMBA
TRIBOS DE ÍNDIOS
REINADO DE MOMO
BANDAS DE FREVO
ATRAÇÕES MUSICAIS
EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS EM ANDAMENTO
PRÊMIO POESIA OTHONIEL MENEZES
PRÊMIO FICÇÃO MOACY CIRNE
PRÊMIO FOLCLORE CÂMARA CASCUDO
CONCURSO DE REDAÇÃO ZILA MAMEDE
PRÊMIO POESIA NISIA FLORESTA
CONCURSO HISTÓRIAS QUADRINHOS EDMAR VIANA
PRÊMIO CINEASTA CARLOS AUGUSTO RIBEIRO JÚNIOR
EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS ENCERRADAS
CENTRO HISTÓRICO – ATIVAÇÕES CULTURAIS
QUADRILHAS JUNINAS
ARRAIÁS DE RUA
PRAIA DE MIAMI
ESPAÇO CULTURAL RUY PEREIRA
OFICINAS CULTURAIS
CINE NATAL